Você conhece os MOOCs?


MOOC, ou Massive Open Online Courses (Cursos Online Abertos e Massivos), são cursos online, geralmente gratuitos, que têm por objetivo manter a qualidade de um ensino superior presencial, porém usando a internet para atingir um número maior de alunos. Trata-se de uma oportunidade imperdível para Administradores e estudantes que buscam agregar mais conhecimento, mas sem precisar se locomover até uma sala de aula ou gastar dinheiro.

Apesar de serem diferentes das salas de aula presenciais, estes não consistem somente em assistir vídeo-aulas, pois o aluno precisa ser ativo e entregar lições com prazos definidos toda semana, a fim de demonstrar o seu rendimento. Como as aulas são gravadas, é possível assisti-las a qualquer momento, inclusive após a conclusão do curso, mas o que pode ser um empecilho para alguns é que é necessário ter domínio do inglês. Existem alguns vídeos que até já possuem legendas em português, mas na hora de entregar os trabalhos, é preciso que esteja tudo na língua estrangeira.

Para tornar os cursos mais interativos, utilizam-se os fóruns. Essa ferramenta é muito acessada pelos alunos para debater os tópicos estudados e incentivar a troca de idéias. Muitos inclusive recorrem ao Facebook e Twitter para expandir os assuntos abordados nos fóruns e até mesmo organizar encontros presenciais de estudos. Isso torna a troca de informações ainda maior e ainda faz os alunos encontrarem amigos de outros lugares com os mesmos interesses.

Há diversos sites pela internet que oferecem tais cursos, porém três deles se destacam:
Coursera –  Oferece cursos nas áreas de engenharia, humanas, medicina, biologia, ciências sociais, matemática, entre muitas outras, que são ministrados por mais de 80 universidades conceituadas, entre elas a Stanford University e University of Pensylvania.

Udacity –  Com mais de 400 mil alunos cadastrados, o Udacity anunciou recentemente o primeiro curso de mestrado oficialmente reconhecido a ser oferecido através de uma plataforma de MOOCs.
EdX – Essa plataforma tem cerca de 1,2 milhão de usuários que fazem cursos em 39 universidades parceiras de todo o mundo. Recentemente, o Google anunciou uma parceria com o site para desenvolverem juntos uma plataforma que possibilite oferecer qualquer curso online.

No Brasil, um dos destaques é o Veduca. Com mais de 1 milhão de usuários, trata-se da principal plataforma brasileira de MOOCs. O site agrega mais de 200 cursos gratuitos, inclusive em áreas voltadas especialmente à Administração e economia, com universidades estrangeiras, como MIT e Harvard, e brasileiras, como USP, Unicamp e UnB.

Porém, há muitos desafios para aqueles que se interessam pelas plataformas educacionais. Muitos universitários e profissionais formados não conseguem conciliar a rotina com as aulas virtuais, pois como é necessário se dedicar de verdade, a maioria desiste sem ao menos começar.

Para estudar através de um destes cursos online abertos, o aluno deve, acima de tudo, ter compromisso, disciplina e ser adepto ao autodidatismo. O fato de não haver um professor fazendo cobranças pode dificultar o comprometimento com as aulas, portanto, cabe ao aluno aprender por conta própria, tirar dúvidas com os outros no ambiente virtual, e ter um bom aproveitamento.

Quanto ao certificado de conclusão, apesar de todas as plataformas o oferecerem, muitas empresas ainda não o reconhecem. Entretanto, o que vale é o aprendizado e a experiência que se adquire durante o curso, pois para quem é disciplinado e focado, este é um método incrível. Com a quantidade de MOOCs na internet, com certeza há algum que aborde um assunto de seu interesse.

0 comentários: