É possível ser um líder de sucesso?

 
Sabemos de liderança é algo muitas vezes intrínseco nos Administradores, mas que carrega uma carga de dificuldade complexa e cheia de percalços. Contudo, apesar das inúmeras inconvenientes e contratempos, é possível ser um bom líder e obter com isso mais sucesso na carreira. Como? Confira algumas dicas que selecionamos.

Primeiro busque ser inspirador e se abra a novas sugestões. Uma liderança democrática proporciona a abertura de canais de diálogo e surgimento de ideias inovadoras. Ao democratizar e inspirar sua equipe a deixar a imaginação fluir, você incentiva uma cultura de ações planejadas e concretas.

Busque oferecer palavras de energia e engajamento, apresentando sempre que possível os planos e metas da organização. Um estudo realizado nos anos 50 mostraram que o cérebro processa quatro frases por vez e as arquiva em seguida. Por isso, ao falar de forma pausada e oferecendo informações sempre relevantes. Os membros da equipe conseguirão assimilar o que é preciso se feito e ter em mente a missão da empresa.

Provoque o pensamento da mudança e reforce a segurança. É sabido que o ato de mudar provoca receio e medo na maioria das pessoas, tendo esse conhecimento, é possível utilizar desse fator para angariar a confiança dos colaboradores. Mostrar aos funcionários que mudar atos e ações pode ser um fator primordial para afastar inseguranças e fazer com eles cresçam na organização. Sendo assim, podemos ver que com algumas ações básicas, mas efetivas, é possível sim, ser um líder de sucesso.

1 comentários:

Unknown disse...

Acho difícil ser líder numa empresa ou organização que tem um mercado dinâmico e complexo, com muitas exigências regulamentares como é o caso no meu país Bolívia, o cumprimento das normas faz que todos os gerentes tenham que fazer o que dita a normativa os regulamentos e da pouco margem para a inovação e a liderança. Poderia afirmar que o líder aparece só quando a empresa ou organização tem cumprido todas essas normas em águas calmas. Gostei do artigo do blog, parabéns!