Quando a dedicação ao trabalho vira problema



Ser um trabalhador dedicado e comprometido com o seu trabalho são características inerentes a um bom profissional, especialmente nos dias de hoje. No entanto, passar mais tempo no ambiente laboral do que se deve, levar trabalho para casa e ainda conviver quase que 24 horas com preocupações derivadas da atividade profissional já são sinônimos de possíveis doenças.

E são várias as doenças causadas pelo próprio trabalho, tanto físicas quanto psíquicas. Entre as mais comuns estão ainda as emocionais, muitas vezes, causadas por estresse e preocupação em doses altas.
A síndrome de burnout é uma dessas doenças mais comuns nos dias de hoje cujos sintomas estão ligados às questões de trabalho. São eles: desgaste emocional intenso; dificuldade de concentração; falta de ânimo; angústia; alteração de humor; irritação e agressividade; pouco interesse pelas coisas que antigamente geravam prazer e bem estar, insônia, entre outros.

O termo inglês significa, em tradução literal, burn (queima) e out (exterior), ou seja, essa queima de energia que vem sendo causada por algum fator externo, nesse caso, o trabalho provoca todos os sintomas já citados no trabalhador fazendo com que ele desanime no trabalho.
Se isso estiver acontecendo com você, acalma-se, pois existe solução. Procure adequar sua rotina de trabalho e levar uma vida mais leve. Atividades físicas podem ser uma boa solução para dar mais ânimo e disposição no dia a dia. Procure incluí-las na rotina, bem como outras atividades prazerosas durante a semana.

Dependendo do caso, é recomendável a busca por um profissional de saúde como psicólogo para que a doença seja tratada de maneira profissional e não avance. O bem estar deve ser alcançado com o equilíbrio entre o trabalho e a vida fora dele.

0 comentários: