O novo papel dos Administradores

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O austríaco Peter Drucker, nascido em 19 de novembro de 1909, em Viena, e falecido em 11 de novembro de 2005, na Califórnia, EUA, é considerado um dos grandes mestres da Administração Moderna. Formado em filosofia e economia, ele analisou o processo de Globalização e, através de intensa análise, escreveu diversos livros sobre os caminhos e os novos modos de agir no mercado de trabalho. Para os Administradores, obviamente, sua obra é de grande relevância. Ao analisar a nova configuração dentro e fora das empresas, Drucker aponta um caminho onde se reduz a pura e simples competição, e a competência da equipe e o grande trabalho de cooperação passam a ser o grande foco. Para ele, uma grande soma de esforços dentro das empresas, onde o conhecimento, a aprendizagem e as novas formas de Administração se sobressaiam, é essencial.
Um foco importante de suas ideias para os Administradores é o que coloca a constante transformação de práticas antigas de trabalho em destaque. O papel dos Administradores é o de compreender as ideias dos outros e possibilitar que elas se transformem em prática, possibilitando esse ambiente de troca e evolução a todo o momento. “Nenhuma empresa é melhor do que o seu Administrador permite” e “os resultados provêm do aproveitamento das oportunidades e não da solução dos problemas. A solução de problemas só restaura a normalidade. As oportunidades significam explorar novos caminhos”, são alguns dos ensinamentos de Peter que marcaram época, e hoje ele é tido como referência por milhares de profissionais e estudantes de Administração.
Suas análises, muitas vezes e a princípio, parecem atacar “verdades absolutas” quando nos referimos a negócios e trabalho, mas na verdade fornecem um olhar preciso sobre formas de conduta que possibilitarão êxitos. Um exemplo: “Uma organização que visa o lucro é, não apenas falsa, mas também irrelevante. O lucro não é a causa da empresa, mas sua validação. Se quisermos saber o que é uma empresa, devemos partir de sua finalidade, que será encontrada fora da própria empresa. Essa finalidade é: criar um cliente.”
Mudanças dentro das organizações e nas relações empresariais, aliar as antigas técnicas às novas metodologias que surgem, as alterações nos perfis dos gestores e os novos tipos de empreendedores são alguns importantes pontos que compõem essa abrangente análise da dinâmica empresarial e demonstram os novos desafios para quem já está e para quem um dia sonha em exercer a profissão de Administrador.

Como administrar o seu tempo

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Elaborar projetos e relatórios, analisar dados, fazer planilhas de rendimento, cuidar da casa, ir às compras no supermercado e ainda ter tempo para os filhos, resumindo são muitas tarefas a realizar todos os dias e menos de 24 horas para cumprir todas as nossas obrigações diárias. Pode ser difícil conciliar todas as atividades, mas não é impossível, basta fazer uso de um recurso chamado Administração do tempo.
A Administração do tempo consiste em organizar tudo o que se deve fazer, estabelecendo as prioridades e tentando alcançar o melhor rendimento possível, isto é, fazer mais em menos tempo. Para isso, pode se usar a velha e boa agenda de papel ou softwares que sirvam para o mesmo propósito e que são facilmente encontrados na internet.
Comece o seu dia anotando tudo o que deve ser feito nesse espaço de tempo. Seja realista e não queira anotar as tarefas de uma semana em um único dia. Faça uma estimativa de tempo para cada atividade e transfira para o dia seguinte as tarefas que não foram concluídas.
“Por onde eu começo?” é uma pergunta frequente de quem tem muita coisa para fazer num mesmo dia e é comum que se queira fazer tudo ao mesmo tempo. A melhor resposta para essa pergunta é “comece pelo que é mais importante ou mais urgente”, isso é estabelecer prioridades.
Falta de foco e desorganização são alguns dos vilões na Administração do tempo. Pessoas que checam excessivamente o e-mail, sofrem inúmeras interrupções pelo telefone ou que levam horas para achar um documento porque a mesa não está organizada têm seu rendimento afetado drasticamente.
Administrar o tempo não é ficar ocupado cada um dos 1440 minutos que o dia tem, se tornando um escravo do relógio, e sim fazer com que seus dias sejam mais produtivos. Não se esqueça de reservar um dia na semana para se desligar do trabalho e das tarefas domésticas e se dedicar a você e a sua família.

O que ainda está por vir

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Futuro é uma palavra pequena, mas muitas vezes uma grande preocupação, tanto para os jovens recém-formados quanto para os profissionais já atuantes no mercado. Terminado o curso de graduação, é comum o surgimento da pergunta: “e agora, o que fazer?” Como começar a vida profissional é uma das grandes dúvidas de milhares de jovens que se formam todos os anos. Já os profissionais mais antigos costumam ser afetados por dois males que influenciam o futuro profissional: o descontentamento e a falta de perspectiva. Contudo, para as situações apresentadas anteriormente existe uma solução: fazer uso da Administração.
Planejar, organizar, dirigir e controlar: estas são as quatro imprescindíveis funções desempenhadas pelos Administradores e que, na verdade, deveriam ser realizadas por todos, principalmente ao que concerne à carreira. O planejamento é o primeiro passo a ser dado, é o momento de estabelecer as metas e objetivos a serem alcançados em um, cinco, dez ou vinte anos, isto é, saber o que quer e aonde quer chegar, determinando prazos para que os sonhos se tornem realidade.
Nessa etapa, o primordial não é a periodicidade dos planos, se são a curto, médio ou longo prazo, e sim a disciplina em sua execução. Nesse ponto, entramos na etapa seguinte: a organização. Para que tudo aconteça conforme o previsto, é necessário determinar os métodos a serem utilizados para atingir os resultados desejados. Um curso de idiomas ou de especialização e a participação em seminários e congressos contribuem para o seu aperfeiçoamento e podem ajudar a impulsionar sua carreira.
Dirigir pode ser entendido aqui como a fase de sair da teoria e entrar na prática. Você já sabe o que quer e quais os meios para conseguir, então mãos à obra. Avaliar periodicamente os resultados conquistados e compará-los com os almejados é a etapa de controle. Lembre-se que o planejamento não é algo imutável, à medida que os desejos vão sendo realizados, novas metas devem ser traçadas.
Cabe ressaltar que um departamento não deve ser esquecido: a esfera pessoal. Realização profissional e pessoal são elementos que se complementam e não podem ser dissociados. Não se deve sonhar apenas em ser um profissional bem-sucedido sem pensar na felicidade em sua vida pessoal. Use as orientações apresentadas anteriormente também no campo familiar, dessa forma o êxito em sua vida será completo.

Conheça o ganhador do Kit de Administração

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A ganhadora do Kit de Administração contendo o livro “Cartas a um jovem administrador”, de Idalberto Chiavenato, uma camisa do SINAERJ, um porta-lápis, um cordão para crachá e um mouse pad é a @rpcosta.
O sorteio foi realizado através da ferramenta Sorteie.me. Confira o resultado: http://sorteie.me/1FNb3s
Parabéns à ganhadora! Os demais participantes não fiquem tristes, em breve realizaremos outras promoções. Continuem acompanhando as redes sociais do SINAERJ!

Com o apoio dos Sindicatos, estudantes garantem espaços para suas reivindicações

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Nenhum aprendizado dentro da universidade é tão fundamental se não vem acompanhado da prática. A vivência da profissão, ainda nos tempos de faculdade, é tão importante para o desenvolvimento profissional dos jovens quanto para o fortalecimento da categoria profissional na qual eles estão inseridos.
 Mas poucos são aqueles que conseguem aliar tão bem a prática aos ensinamentos dispensados em sala pelos professores. Por razões diversas, muitos não sabem aproveitar o tempo de estudo para estreitar relações com outros profissionais da área e se inteirar das questões pertinentes aos seus trabalhos.
O papel que um Sindicato desempenha no desenvolvimento profissional dos jovens é de extrema relevância. Através de palestras, encontros e na defesa dos direitos garantidos por Lei, os Sindicatos procuram se antever e captar os anseios dos futuros membros da classe. Nesse sentido, o espaço destinado para os novos profissionais nos Sindicatos é mais que garantido.
Por outro lado, os estudantes, por desconhecerem a importância - e até a existência -, mantém uma relação de distanciamento com os Sindicatos. Seja por não saber que podem sim, ainda na condição de aprendizes, fazer parte do corpo de sindicalizados, ou por acharem que somente os profissionais diplomados e atuantes na área são beneficiados.
A cruel realidade é que são eles, os jovens, os mais atingidos pelo mercado selvagem. Muitos têm vínculos precários com empresas e desconhecem os seus direitos perante as leis trabalhistas. E, sob a injustiça dos patrões, alimentam os lucros crescentes das grandes capitais. Servem de experiência para a flexibilidade e começam, logo nos contratos que as empresas apresentam, com condições salariais que nem sequer são parecidas as dos trabalhadores que lá estão.
O desconhecimento dos direitos é generalizado, uma vez que nas universidades não se falam em Sindicatos, muito menos em acordo coletivo, e em direitos dos trabalhadores.
Embora essa realidade esteja começando a mudar – é crescente, porém mínimo, o número de estudantes participando de atos dos Sindicatos – muitos não são informados que podem se unir aos Sindicatos para conquistar seus direitos. Resta a eles saber que com o apoio dos Sindicatos é possível conseguir melhorias e garantir um espaço para reivindicações que vão muito além dos interesses acadêmicos.

Networking pode ser a chave para o sucesso

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Seja para profissionais recém-formados ou para aqueles que já possuem longos anos de carreira, networking é fundamental. No bom português, essa palavra significa rede de contatos. Dessa rede devem fazer parte, principalmente, pessoas da sua área profissinal. Mas, engana-se quem pensa que o networking serve somente na hora do sufoco, sobretudo quando se está desempregado. Uma boa rede de relacionamento deve ser baseada na reciprocidade. Ela até pode ajudar na hora de se conseguir uma colocação profissional, porém pode ser usada para outras finalidades, como a troca de informações e o aprendizado profissional.

Para ter uma rede de relacionamento é preciso saber se comunicar e isso pode ser um problema para as pessoas mais tímidas. Estar informado sobre o que acontece no País e no mundo pode ajudar na hora de iniciar uma conversa. Perguntar sobre o trabalho da outra pessoa ou o que ela está achando do evento também pode ajudar. Crie e treine suas técnicas de conversação. Afinal, o importante é se comunicar.

Como construir e manter o seu networking:

1- Frequente cursos, palestras e eventos da sua área. É uma boa forma de conhecer novas pessoas.

2- Se possível, faça um cartão de visita com seu nome, cargo, telefone e e-mail. Isso facilita a troca de contatos em um evento.

3- Quando trocar cartão com alguém faça uma breve descrição da pessoa atrás do cartão que recebeu para poder se lembrar dela depois.

4- Faça uma lista de todos os seus contatos, com nome, telefone e data de aniversário. Afinal, tão importante quanto conhecer novas pessoas é preservar as amizades antigas.

5- O networking se constrói com o tempo. Não saia por aí enviando currículo para alguém que você conheceu ontem.

6- Não procure seus contatos somente na hora em que precisa, comunique-se com eles periodicamente. Aproveite ocasiões especiais, como aniversário e Natal para isso.

7- Evite os e-mails em massa. Na hora de trocar mensagens, use textos personalizados.

8- A internet é uma grande aliada. Existem sites, como o Linkedin e o Via6, que foram criados especialmente para facilitar os contatos entre profissionais.

Siga o SINAERJ no Twitter e concorra a um kit exclusivo de Administração

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Seguindo o perfil do SINAERJ no Twitter você recebe informações interessantes e atualizadas sobre tudo o que envolve a Administração e ainda pode ganhar um kit exclusivo de Administração contendo o livro “Cartas a um jovem administrador”, de Idalberto Chiavenato, uma camisa do SINAERJ, um porta-lápis, um cordão para crachá e um mouse pad.
Para participar dessa promoção é fácil, siga o @sinaerj e retransmita a mensagem: “Quer ganhar um kit exclusivo de Administração? Siga o @sinaerj e RT esta mensagem. A promoção é válida até 16/03 http://kingo.to/sIq”
O nome do vencedor será divulgado em nosso site , blog e em nosso Twitter no dia 16/03. O ganhador receberá o seu prêmio na Sede Administrativa do SINAERJ, no Centro do Rio de Janeiro ou, em casos excepcionais, através dos Correios.
Veja o passo a passo de como participar:
1- Acesse sua conta no Twitter
2- Siga o @sinaerj
3- Poste ou retuíte a mensagem: “Quer ganhar um kit exclusivo de Administração? Siga o @sinaerj e RT esta mensagem. A promoção é válida até 16/03 http://kingo.to/sIq”.