Acordo Coletivo de Trabalho: asseguração dos direitos dos trabalhadores

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Fundado em 30 de dezembro de 1977, o SINAERJ tem como finalidade a defesa e representação legal dos Administradores no Estado do Rio de Janeiro. Para cumprir esse propósito, o SINAERJ faz uso de alguns instrumentos. Um deles é o Acordo Coletivo de Trabalho, através do qual o Sindicato negocia individualmente com as empresas melhorias de remuneração e condições profissionais para a categoria.
Atualmente, o SINAERJ participa das lutas e campanhas salariais (2011/2012) de inúmeras empresas, dentre elas: Eletrobras, Eletronuclear, Furnas e Emater, que possuem o mês de maio como data-base. Em julho entrará em negociação com a CPRM (Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais) e, em novembro, com a INB (Indústrias Nucleares do Brasil).
Além destas, o SINAERJ também celebra acordo com a CEDAE e, no presente momento, o Sindicato está em fase de retomar as negociações com a Emgepron. Em breve, entrará em negociação com a EPE (Empresa de Pesquisa Energética).
Os acordos vigentes podem ser visualizados na íntegra em nossa página na Internet: www.administradores.org.br

Há que se ter habilidade para administrar

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“O ato de trabalhar com e através de pessoas para realizar os objetivos tanto da organização quanto de seus membros”, é assim que diversos autores costumam definir a Administração. Partindo dessa premissa, podemos constatar que três são as palavras-chave no mundo dos Administradores: pessoas, objetivos e empresa. Assim sendo, para o bom desempenho na gestão de negócios, os Administradores necessitam ter habilidades específicas.
É raro encontrar um profissional de Administração que desempenhe suas atividades isoladamente, isto porque administrar, impreterivelmente, envolve o trabalho em equipe. E é aí que entra a habilidade humana, ou seja, a capacidade de se entender como integrante de um grupo, compreender e motivar as pessoas com quem trabalha e criar um ambiente de segurança e cooperação entre as pessoas em razão de um objetivo em comum.
Por falar em alcançar metas, para isso é preciso ter outra aptidão: habilidade técnica, que se refere à execução do trabalho operacional e consiste no uso de conhecimentos, métodos, técnicas e equipamentos necessários para a realização das tarefas específicas.
Outra capacidade inerente aos Administradores é a habilidade conceitual, que é a compreensão da empresa como um todo, a interdependência entre os seus setores e que qualquer mudança em uma das partes afetará as demais. É capacidade que permite que o Administrador se comporte de acordo com os parâmetros e objetivos da empresa, coordenando e integrando todos os interesses e atividade de uma organização.
Em suma, as habilidades técnicas, conceituais e humanas não são, necessariamente, inatas e podem ser desenvolvidas com o tempo, mas são imprescindíveis para a execução eficaz do processo administrativo.

SINAERJ sorteia kit de Administração no Twitter

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O perfil do SINAERJ no Twitter está com uma nova promoção. Se você quer concorrer a um kit de Administração contendo o livro “O monge e o executivo”, de James C. Hunter, uma camisa do SINAERJ, um porta-lápis, um cordão para crachá e um mouse pad, basta seguir três passos:
1- Acesse sua conta no Twitter
2- Siga o @sinaerj
3- Poste ou retuíte a mensagem: “Siga o @sinaerj, RT esta mensagem e concorra a um kit de Administração. A promoção é válida até 13/07. http://kingo.to/ECu”
O sorteio será realizado no dia 14/07 através da ferramenta Sorteie.me e o nome do ganhador será divulgado em nosso site, blog  e em nosso Twitter.



O novo papel dos Administradores

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O austríaco Peter Drucker, nascido em 19 de novembro de 1909, em Viena, e falecido em 11 de novembro de 2005, na Califórnia, EUA, é considerado um dos grandes mestres da Administração Moderna. Formado em filosofia e economia, ele analisou o processo de Globalização e, através de intensa análise, escreveu diversos livros sobre os caminhos e os novos modos de agir no mercado de trabalho. Para os Administradores, obviamente, sua obra é de grande relevância. Ao analisar a nova configuração dentro e fora das empresas, Drucker aponta um caminho onde se reduz a pura e simples competição, e a competência da equipe e o grande trabalho de cooperação passam a ser o grande foco. Para ele, uma grande soma de esforços dentro das empresas, onde o conhecimento, a aprendizagem e as novas formas de Administração se sobressaiam, é essencial.
Um foco importante de suas ideias para os Administradores é o que coloca a constante transformação de práticas antigas de trabalho em destaque. O papel dos Administradores é o de compreender as ideias dos outros e possibilitar que elas se transformem em prática, possibilitando esse ambiente de troca e evolução a todo o momento. “Nenhuma empresa é melhor do que o seu Administrador permite” e “os resultados provêm do aproveitamento das oportunidades e não da solução dos problemas. A solução de problemas só restaura a normalidade. As oportunidades significam explorar novos caminhos”, são alguns dos ensinamentos de Peter que marcaram época, e hoje ele é tido como referência por milhares de profissionais e estudantes de Administração.
Suas análises, muitas vezes e a princípio, parecem atacar “verdades absolutas” quando nos referimos a negócios e trabalho, mas na verdade fornecem um olhar preciso sobre formas de conduta que possibilitarão êxitos. Um exemplo: “Uma organização que visa o lucro é, não apenas falsa, mas também irrelevante. O lucro não é a causa da empresa, mas sua validação. Se quisermos saber o que é uma empresa, devemos partir de sua finalidade, que será encontrada fora da própria empresa. Essa finalidade é: criar um cliente.”
Mudanças dentro das organizações e nas relações empresariais, aliar as antigas técnicas às novas metodologias que surgem, as alterações nos perfis dos gestores e os novos tipos de empreendedores são alguns importantes pontos que compõem essa abrangente análise da dinâmica empresarial e demonstram os novos desafios para quem já está e para quem um dia sonha em exercer a profissão de Administrador.

Como administrar o seu tempo

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Elaborar projetos e relatórios, analisar dados, fazer planilhas de rendimento, cuidar da casa, ir às compras no supermercado e ainda ter tempo para os filhos, resumindo são muitas tarefas a realizar todos os dias e menos de 24 horas para cumprir todas as nossas obrigações diárias. Pode ser difícil conciliar todas as atividades, mas não é impossível, basta fazer uso de um recurso chamado Administração do tempo.
A Administração do tempo consiste em organizar tudo o que se deve fazer, estabelecendo as prioridades e tentando alcançar o melhor rendimento possível, isto é, fazer mais em menos tempo. Para isso, pode se usar a velha e boa agenda de papel ou softwares que sirvam para o mesmo propósito e que são facilmente encontrados na internet.
Comece o seu dia anotando tudo o que deve ser feito nesse espaço de tempo. Seja realista e não queira anotar as tarefas de uma semana em um único dia. Faça uma estimativa de tempo para cada atividade e transfira para o dia seguinte as tarefas que não foram concluídas.
“Por onde eu começo?” é uma pergunta frequente de quem tem muita coisa para fazer num mesmo dia e é comum que se queira fazer tudo ao mesmo tempo. A melhor resposta para essa pergunta é “comece pelo que é mais importante ou mais urgente”, isso é estabelecer prioridades.
Falta de foco e desorganização são alguns dos vilões na Administração do tempo. Pessoas que checam excessivamente o e-mail, sofrem inúmeras interrupções pelo telefone ou que levam horas para achar um documento porque a mesa não está organizada têm seu rendimento afetado drasticamente.
Administrar o tempo não é ficar ocupado cada um dos 1440 minutos que o dia tem, se tornando um escravo do relógio, e sim fazer com que seus dias sejam mais produtivos. Não se esqueça de reservar um dia na semana para se desligar do trabalho e das tarefas domésticas e se dedicar a você e a sua família.

O que ainda está por vir

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Futuro é uma palavra pequena, mas muitas vezes uma grande preocupação, tanto para os jovens recém-formados quanto para os profissionais já atuantes no mercado. Terminado o curso de graduação, é comum o surgimento da pergunta: “e agora, o que fazer?” Como começar a vida profissional é uma das grandes dúvidas de milhares de jovens que se formam todos os anos. Já os profissionais mais antigos costumam ser afetados por dois males que influenciam o futuro profissional: o descontentamento e a falta de perspectiva. Contudo, para as situações apresentadas anteriormente existe uma solução: fazer uso da Administração.
Planejar, organizar, dirigir e controlar: estas são as quatro imprescindíveis funções desempenhadas pelos Administradores e que, na verdade, deveriam ser realizadas por todos, principalmente ao que concerne à carreira. O planejamento é o primeiro passo a ser dado, é o momento de estabelecer as metas e objetivos a serem alcançados em um, cinco, dez ou vinte anos, isto é, saber o que quer e aonde quer chegar, determinando prazos para que os sonhos se tornem realidade.
Nessa etapa, o primordial não é a periodicidade dos planos, se são a curto, médio ou longo prazo, e sim a disciplina em sua execução. Nesse ponto, entramos na etapa seguinte: a organização. Para que tudo aconteça conforme o previsto, é necessário determinar os métodos a serem utilizados para atingir os resultados desejados. Um curso de idiomas ou de especialização e a participação em seminários e congressos contribuem para o seu aperfeiçoamento e podem ajudar a impulsionar sua carreira.
Dirigir pode ser entendido aqui como a fase de sair da teoria e entrar na prática. Você já sabe o que quer e quais os meios para conseguir, então mãos à obra. Avaliar periodicamente os resultados conquistados e compará-los com os almejados é a etapa de controle. Lembre-se que o planejamento não é algo imutável, à medida que os desejos vão sendo realizados, novas metas devem ser traçadas.
Cabe ressaltar que um departamento não deve ser esquecido: a esfera pessoal. Realização profissional e pessoal são elementos que se complementam e não podem ser dissociados. Não se deve sonhar apenas em ser um profissional bem-sucedido sem pensar na felicidade em sua vida pessoal. Use as orientações apresentadas anteriormente também no campo familiar, dessa forma o êxito em sua vida será completo.

Conheça o ganhador do Kit de Administração

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A ganhadora do Kit de Administração contendo o livro “Cartas a um jovem administrador”, de Idalberto Chiavenato, uma camisa do SINAERJ, um porta-lápis, um cordão para crachá e um mouse pad é a @rpcosta.
O sorteio foi realizado através da ferramenta Sorteie.me. Confira o resultado: http://sorteie.me/1FNb3s
Parabéns à ganhadora! Os demais participantes não fiquem tristes, em breve realizaremos outras promoções. Continuem acompanhando as redes sociais do SINAERJ!