Qualidade do cartão de visita não é sinônimo de idoneidade

. . . . . Ter um cartão de visita, seja ele corporativo ou pessoal, é fundamental para a construção e manutenção da boa imagem do Administrador, do profissional de outras áreas, dirigente de entidade, político etc. No entanto, embora comprovada a sua eficácia, mesmo que o cartão tenha sido confeccionado com extrema qualidade gráfica e visual, a credibilidade de quem o utiliza não está desassociada a um importante conceito: a idoneidade moral.

. . . . . Construída num processo que nada se compara à produção da indústria gráfica – que é a responsável pela confecção da maioria dos cartões de visita –, a idoneidade moral de um indivíduo é formada e obtida através do resultado cumulativo de interações, composta por comportamento, honradez, hábitos, dignidade, respeitabilidade, posturas, ética, bons costumes etc.

. . . . . Para maior clareza, podemos entender como conceito de idoneidade moral, o atributo da pessoa que, no agir, não ofende os princípios éticos vigentes. Trata-se da qualidade da pessoa íntegra, imaculada, sem mancha, incorrupta ou pura.

. . . . . Assim trilhando, não é difícil perceber que a idoneidade profissional pode ser inicialmente muito bem apresentada através de um cartão de visita. No entanto, jamais se pode aceitar que essa suposta capacitação se sobreponha à idoneidade moral.

. . . . . E é exatamente isso que estamos vivenciando atualmente, seja no âmbito profissional ou político. O fortalecimento e crescimento ao cerco aos que não possuem idoneidade moral vem avançando firmemente rumo aos anseios da sociedade brasileira, que assim se sente mais protegida contra os ataques dos “lobos” que, em determinados momentos e atividades, tentam se apresentar em “pele de cordeiro”.

. . . . . A Lei Ficha Limpa, que impede a candidatura de político condenado por crime grave em decisões colegiadas (tomadas por mais de um Juiz), é um bom exemplo do citado anseio. O Fato dos TREs estarem defendendo a ampla aplicação da referida Lei já nas eleições que se aproximam, vem a fortalecer o desejo do povo brasileiro, que não mais aceita ser representado por político criminoso, que, mesmo com cartão de visita de excelente qualidade, não soube construir ou manter a sua idoneidade moral.

1 comentários:

Anônimo disse...

Têm muitos LOBOS EM PELE DE CORDEIRO espalhados pelo Brasil. Lugar de criminoso é na cadeia e não na vida pública.