Quando o prazer e a diversão viram doença

Número de viciados em internet cresce e preocupa especialistas: dificuldade de estipular quando uma pessoa está dependente é um desafio
..............Junto à grande facilidade de se comunicar e ao consequente encurtamento das distâncias parece crescer a sensação de solidão e abandono nos jovens. Pendurados em aparelhos de celular e conectados na internet durante longas horas do dia, com a necessidade de interagir e de se manterem informados de todos os acontecimentos (sem a necessidade de que esses tenham de fato relevância), a nova geração parece inserida em um quadro onde os atrativos criados pela indústria do entretenimento acabam levando milhares de jovens - e não só eles - para o vício em internet.
.............Estudos realizados pelo mundo mostram que o número de viciados só aumenta. Na China, especialistas já apontam que cerca de 24 milhões de chineses são dependentes. Nesse país é cada vez mais comum que pais internem seus filhos em instituições de tratamento para tentar controlar o uso exagerado do computador. O problema se agrava e uma grande preocupação é saber estipular os limites e quando o divertimento e as “novidades" do mundo virtual estão se transformando em doença.
.............Desde a década de noventa, quando a grande rede se espalhou pelo mundo, essa nova patologia surgiu e virou rapidamente alvo de diversas pesquisas. À medida que os números e a gravidade deste problema aumentam, especialistas se desdobram para buscar novos tratamentos e novos métodos para orientar pais e educadores a combater suas graves consequências.
.............Richard Graham, responsável por uma clínica de tratamento para pessoas viciadas em internet no Hospital Capio Nightingale, no centro de Londres, estuda a nova patologia. "Passar o tempo, sem limites, em frente à tela do computador, pode prejudicar seriamente a vida dos jovens. A terapia se adapta a cada indivíduo e vai desde um tratamento intensivo no hospital até sessões em grupo ou individuais. O princípio consiste em reforçar as atividades sociais que não estejam ligadas à internet e em estabelecer estratégias para confrontar os problemas que possam ocorrer”, explicou ele. Alguns pais desesperados já ligaram para a clínica pois não conseguiam retirar seus filhos da frente do computador. Em alguns casos até a polícia foi acionada.
.............Como o álcool ou o fumo, é difícil delimitar quando começa o vicío e quando termina o simples prazer. Segundo o psiquiatra Jerald Block, da Universidade de Saúde e Ciência de Oregon, nos Estados Unidos, alguns aspectos devem ser levados em consideração se existir a suspeita de que alguém está se tornando viciado. Sintomas de depressão e extrema irritação com a impossibilidade de utilizar a internet, reações negativas como brigas, isolamento social e fadiga, perda da noção do tempo e negligência de impulsos básicos por causa da grande rede são fortes indícios. Em uma geração criada dentro de um ambiente onde as sensações de prazer e satisfação são ligadas constantemente aos meios eletrônicos, é normal que os jovens gostem e se interessem por computadores e video games. Fatores como esse devem ser levados em conta na análise e na busca por soluções para um quadro tão complexo.
.............A eleição de Barack Obama nos Estados Unidos - onde através de mobilização no twitter e em redes sociais conseguiu eleger-se o primeiro Presidente negro do País - e a recente aprovação da Lei Ficha Limpa no Brasil são a prova do poder que a grande rede possui. O SINAERJ atua para gerar conteúdo de qualidade e defende o uso saudável dos mecanismos de relacionamento via Web, acreditando que a internet é uma ferramenta de grande potencial e que se usada da forma correta pode trazer benefícios para a sociedade. Acompanhe o blog, site, twitter, facebook, orkut e os informativos eletrônicos do SINAERJ e comprove.
Endereços:
Site:
www.administradores.org.br
Blog:
www.administradores-rj.blogspot.com
Twitter:
www.twitter.com/sinaerj

0 comentários: