Participação dos Administradores no processo
eleitoral do CFA e CRA/RJ é de fundamental importância para o fortalecimento da profissão

                No próximo dia 20 de outubro ocorrerão eleições para a escolha dos novos Conselheiros efetivos e suplentes para cada Estado da Federação. Neste dia também vamos eleger dois Administradores (um titular e um suplente) que passarão a compor o órgão máximo da ética administrativa no país: o Conselho Federal de Administração (CFA).
                A proximidade do pleito torna oportuna a reflexão sobre o papel do CFA. Sua importância como órgão supervisor da ética profissional em toda a República, julgador e disciplinador da classe Administradora. Cabendo-lhe ainda zelar e trabalhar pelo perfeito desempenho ético da administração e pelo prestígio e bom conceito da profissão e dos que exercem legalmente tarefas que desempenham em conjunto com os Conselhos Regionais (CRAs).                   
                Certamente, existem alguns temas que se destacam como prioridade nas ações dos Conselhos. O aperfeiçoamento contínuo da carreira é uma preocupação permanente, uma vez que exige que seja dada especial atenção à preparação destes profissionais. É imprescindível que esta questão ocupe as atenções dos futuros membros do CFA.
                Em outra perspectiva, temos diante de nós um complexo e diversificado sistema de fiscalização do exercício profissional que precisa de mais atenção. E seguramente, os Administradores e suas entidades representativas têm condições de dar uma contribuição para esse processo. No entanto, os Conselhos precisam da participação efetiva dos sindicatos para que possam cumprir integralmente esse papel.
                Como não poderia deixar de ser, o SINAERJ está participando desse pleito sendo representado pelo seu Presidente Edson Machado. Ele concorre a uma das seis vagas de Conselheiro titular no CRA/RJ pela Chapa 1.
                A participação do Sindicato é engrossada pela candidatura do Diretor Adjunto do SINAERJ Antônio Marcos de Oliveira, que concorre, pela mesma chapa, a uma vaga de Conselheiro Suplente. Na mesma chapa ainda concorrem ao Conselho os Administradores Wallace de Souza Vieira, Carlos Roberto Fernandes de Araújo, Paulo César Teixeira, Antônio Rodrigues de Andrade e Marcus Vinicius de Seixas.
                Outro Diretor Adjunto do SINAERJ também está na disputa: Dácio Antônio Machado de Souza é o candidato à única vaga de suplente do CFA. A vaga de titular será disputada pelo Administrador Rui Otávio Bernardes de Andrade.
                Sendo eleitos, nossos representantes serão ferramentas valiosas de contribuição para o desenvolvimento de fortalecimento dos Administradores.
                Entendemos, porém, que a participação de cada um dos Administradores para bem escolher nossos representantes no CFA e no CRA/RJ, deverá ocorrer pela compreensão de que a não omissão é a melhor forma de viabilizar escolhas acertadas e respostas para os impasses e as dificuldades que permeiam o exercício da profissão.   
           

0 comentários: