Feedback: um grande aliado no mundo dos negócios

A prática do feedback é muito difundida no meio corporativo, apesar de nem sempre ser utilizada de modo correto. A sua finalidade é facilitar a comunicação entre empresa e colaborador, pontuando de que modo o profissional pode melhorar seu desempenho e atingir os objetivos traçados.
Todos os profissionais precisam de referenciais para que possam evoluir no mercado de trabalho. A questão é que nem sempre o feedback, na maioria das vezes uma crítica construtiva, é dado de maneira adequada. Tanto a empresa quanto o profissional devem vê-lo como uma forma de benefício mútuo.
Essa prática contribui para o desenvolvimento de qualquer profissional. A avaliação deve ser feita de modo educativo, e não como forma de punição, para que o colaborador não fique frustrado e, como consequência, sofra com a perda de produtividade.
Quando se trata de quem recebe o feedback, alguns comportamentos devem ser adotados, como manter uma postura humilde e aberta ao que é falado. É compreensível que o profissional aja de maneira defensiva em um primeiro momento, porém se a crítica for pertinente, ele deve estar disposto a melhorar seu desempenho. Para receber bem críticas ou sugestões e transformá-las em algo construtivo, o ouvinte deve demonstrar interesse no que está sendo falado e solicitar exemplos de alguma postura considerada inadequada.
Assim, o feedback pode se tornar um dos grandes aliados de qualquer corporação. Se for bem usado, ele irá garantir uma relação de confiança e segurança na empresa, fatores importantes para aqueles que desejam evoluir e se superar.

0 comentários: