A prática do
feedback é muito difundida no meio corporativo, apesar de nem sempre ser
utilizada de modo correto. A sua finalidade é facilitar a comunicação entre
empresa e colaborador, pontuando de que modo o profissional pode melhorar seu
desempenho e atingir os objetivos traçados.
Todos os
profissionais precisam de referenciais para que possam evoluir no mercado de
trabalho. A questão é que nem sempre o feedback, na maioria das vezes uma
crítica construtiva, é dado de maneira adequada. Tanto a empresa quanto o
profissional devem vê-lo como uma forma de benefício mútuo.
Essa prática
contribui para o desenvolvimento de qualquer profissional. A avaliação deve ser
feita de modo educativo, e não como forma de punição, para que o colaborador
não fique frustrado e, como consequência, sofra com a perda de produtividade.
Quando se trata
de quem recebe o feedback, alguns comportamentos devem ser adotados, como
manter uma postura humilde e aberta ao que é falado. É compreensível que o
profissional aja de maneira defensiva em um primeiro momento, porém se a
crítica for pertinente, ele deve estar disposto a melhorar seu desempenho. Para
receber bem críticas ou sugestões e transformá-las em algo construtivo, o
ouvinte deve demonstrar interesse no que está sendo falado e solicitar exemplos
de alguma postura considerada inadequada.
Assim, o feedback
pode se tornar um dos grandes aliados de qualquer corporação. Se for bem usado,
ele irá garantir uma relação de confiança e segurança na empresa, fatores
importantes para aqueles que desejam evoluir e se superar.
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