Finanças sob medida

O orçamento familiar permite que a pessoa planeje os gastos do presente e saiba como eles ficarão no futuro
As demandas do mundo contemporâneo requerem das pessoas a máxima organização possível com as finanças. Gastar sem pensar não é investir. Planejar os gastos sim. E serve para quem está com as contas sob controle, como também para quem está no vermelho. O orçamento familiar é a organização de receitas (aluguel, renda, juros) e despesas (compras, contas, prestações) em um período de tempo determinado e usá-lo evita muitos transtornos.
Administrar recursos não é fácil, mas ajuda muito se os gastos forem anotados manualmente ou em uma planilha no computador. Descrevendo entrada e saída de dinheiro por mês, é possível que se planeje os recursos que vão ser investidos e outros que serão gastos no período. E, além de saber quanto foi gasto em cada segmento, é possível identificar os gastos com supérfluos e os que são feitos com a devida importância.
O orçamento permite que a pessoa planeje os gastos do presente e saiba como eles ficarão no futuro, mas se o balanço financeiro não for preciso, este não vai funcionar. Para detalhar a situação financeira da família, é preciso diferenciar receitas das despesas. Na parte reservada para receitas, inclua os salários de trabalho fixos e temporais, bonificações, aposentadorias recebidas, pensões alimentícias, recebimento de aluguéis, resgate de aplicações financeiras e afins. Quando especificar as despesas, sejam elas frequentes ou esporádicas, descreva o valor de cada uma. Neste quesito se incluem as contas fixas como as de luz, supermercado, gás, mas também deve se contar com os impostos e até mesmo com as balas e cafezinhos que são comprados na rua.
Para não haver surpresa, deve-se tomar cuidado ainda com os gastos compulsivos, como as compras por impulso, que podem deixar a pessoa endividada. Se gastar sem pensar for um problema, procure lembrar que melhor do que gastar é não ter a preocupação de como pagar a dívida depois.
O objetivo de planejar o orçamento é atender às suas expectativas de gastos. Você decide se o melhor será eliminá-los ou os enxugar, mas o esforço de controlar as suas finanças vai permitir localizar os resultados positivos e negativos da sua própria administração de recursos.

0 comentários: