Empresas se adaptam constantemente às mudanças do mercado de trabalho

As empresas tem mudado a sua forma de se projetar no mercado e administrar seus recursos. Se no passado o foco corporativo se limitava ao cliente, a mão de obra não precisava de vasta especialização e a maior parte das ações de propriedade da empresa se mantinha com a família fundadora do negócio, hoje podemos notar grandes mudanças na atuação das companhias.
Na hora de contratar profissionais, por exemplo, as empresas requerem cada vez mais qualificação da mão de obra, independentemente do cargo concorrido. Já presidir e chefiar setores, atualmente, é responsabilidade confiada a pessoas especializadas e nem a família fundadora fica de fora da cobrança. Se décadas atrás ela detinha total ou maioria das ações de propriedade da empresa, atualmente, os fundadores dividem suas ações com outros sócios proprietários, dependendo ainda da posição desses outros para tomada de decisões na corporação.
Ao longo dos anos, passou-se a perceber ainda a importância de valorizar o empregado para que ele produzisse mais e melhor. É verdade que antes as empresas só tinham olhos para os clientes, porém a comunicação corporativa se tornou uma das principais ferramentas para avaliar o grau de satisfação do funcionário a respeito da empresa. Satisfação que tende a ser maior se a corporação oferecer, além do salário, benefícios trabalhistas. Auxílio alimentação, plano de saúde, participação nos lucros e outras vantagens são, na verdade, um investimento na qualidade de vida dos empregados. Ser responsável pela satisfação do trabalhador é uma visão moderna do papel corporativo na sociedade.
Hoje, para ser referência, não basta a empresa investir só em tecnologia, infraestrutura e mão de obra. É importante que ela direcione recursos para a sustentabilidade do planeta, bem como para a criação de programas sociais. Nada mais atual no meio corporativo do que este foco em desenvolvimento sustentável, um conceito que ganha cada vez mais proporção no mundo dos negócios.
Então, a corporação precisa manter-se a par das novas tendências de mercado para se adaptar sem prejuízos às constantes mudanças do mercado de trabalho. Por isso, elas esperam dos profissionais contemporâneos tanta qualificação, pois assim os contextos que são reformulados constantemente poderão ser incorporados aos cotidiano corporativo.

1 comentários:

Anônimo disse...

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