Desenvolvimento sustentável requer novas posturas das corporações

Por séculos as empresas voltaram seus negócios exclusivamente para o consumo de seus produtos. Os executivos investiram em tecnologia e na capacitação de mão de obra para que tivessem o máximo de lucro possível, mas raramente pensaram nos efeitos que o progresso industrial teria sobre a natureza.
Porém, atualmente, estamos em outro extremo. Agora os esforços empresariais são direcionados para o desenvolvimento sustentável: produtos biodegradáveis, reciclagem, reaproveitamento de recursos e coisas do tipo. Com tantas mudanças no foco dos negócios, a maneira de administrar tem se adaptado às novas demandas de mercado. E, por isso, os Administradores precisam estar atentos a tais mudanças, porque precisam adequar a produção às novas necessidades do consumidor, que tende a dar preferência para as empresas que se preocupam com o meio ambiente.
Existem várias maneiras da corporação levantar a bandeira da sustentabilidade. Torneiras que se fecham automaticamente, coleta seletiva de materiais, reaproveitamento de papel e outras atitudes semelhantes não apenas economizam os gastos da corporação, como também descartam menos lixo. Há ainda empresas que dão preferência a fornecedores que adotam práticas ecologicamente corretas, o que acirra a competitividade do mercado de trabalho, pois as corporações que têm atitudes sustentáveis acabam se destacando.
Outra prática entre as companhias é o treinamento que elas oferecem aos seus colaboradores com o objetivo deles aprenderem a preservar o meio ambiente no trabalho e repassarem o conhecimento à família. Além disso, os produtos da empresa também podem contribuir para o desenvolvimento sustentável se as embalagens deles forem recicláveis ou, quando possível, forem de material reciclado; sem contar que na composição dos produtos não pode haver elementos que prejudiquem o meio ambiente.
Se no passado nem clientes e empresários se preocuparam em evitar a contaminação do planeta, agora a corrida é para recuperar o tempo perdido. Além das novas ofertas de mercado, são frequentes as realizações de seminários e debates para decidir os próximos passos das corporações. Eventos como o Congresso Mundial de Administração, que neste ano trará o tema “Pacto Global: a contribuição da Administração para uma sociedade mais justa e sustentável”, são uma oportunidade que o Administrador deve aproveitar para se manter atualizado das novas tendências de mercado.
A sustentabilidade é um caminho que as corporações têm percorrido e o Administrador precisa estar atento a essas mudanças e adaptar os negócios que gerem a esse novo cenário mundial.

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