A luta pelos interesses econômicos, profissionais e sociais dos trabalhadores


O mercado de trabalho tem se situado no centro das principais modificações ocorridas no atual momento mundial. Elementos como o desemprego estrutural, tentativas de desregulamentação do sistema legal de proteção ao trabalho, terceirização da mão de obra, flexibilização de direitos individuais e a desigualdade de situações de trabalho são alguns dos principais fatores enfrentados pela maioria dos trabalhadores e seus sindicatos.
Em decorrência dessa situação, as entidades sindicais, das mais diversas categorias profissionais, se veem obrigadas a produzir novas estratégias de ação, dependendo sempre das particularidades existentes na região onde cada uma está instalada. Mas, em via de regra, as entidades repensam funções e objetivos específicos para defender os interesses econômicos, profissionais e sociais dos seus associados.
O principal papel reservado aos sindicatos no cenário mundial é o de conduzir os trabalhadores à resistência das infames propostas patronais, mantendo a organização e a direção na busca pela manutenção dos direitos já consolidados, bem como na luta pela conquista de novos. Sem falar que os sindicatos buscam, hoje, não apenas reajustes salariais mais também vantagens indiretas, tais como: auxílio alimentação, gratificações, reescalonamento de dívidas, salário educação, auxílio creche, entre outros.

0 comentários: