O que um estagiário sofre

Ser estagiário, para diversos estudantes, é a pior coisa do mundo. Muitos acham uma batalha pouco reconhecida, um trabalho duro, corrido e pouco recompensado, porém para outros este período vale como um aprendizado mais valioso que qualquer salário. O estágio pode ser chamado de bolsa, porque, muitas vezes o estudante recebe o salário equivalente ao valor de seu curso, mas pouco sobra devido aos gastos com livros, mensalidades, materiais diversos e outras despesas.
Porém, mesmo com algumas mudanças que foram feitas, a partir da lei do estagiário (nº 11.788, em 2008), as condições ainda não são as melhores. Entre os direitos dos estudantes estão: jornada de trabalho de 6 horas diárias, ou seja, 30 horas semanais; o contrato não pode passar de 2 anos, exceto quando o estagiário é portador de deficiência; e férias remuneradas após 1 (um) ano de trabalho. Esse período, que deve ser de 30 dias, deve ser gozado preferencialmente junto com as férias escolares.
Apesar dos abusos e desrespeito, praticados por muitas empresas, ser estagiário ainda tem suas vantagens, por permitir que o profissional aprenda em paralelo à faculdade. Quem estagia aprende e se prepara para entrar de vez no mercado de trabalho. É no estágio que se “pega as manhas” da profissão. Ele é como uma ponte importantíssima que leva da faculdade ao emprego dos seus sonhos.

0 comentários: