A busca por emprego na terceira idade

Quem está beirando os 60 anos e pensa em arrumar ou mudar de emprego enfrenta diversos desafios e dúvidas sobre a carreira, perspectivas futuras e as dificuldades que a decisão pode gerar. Uns dos principais questionamentos dos profissionais na terceira idade são: Será que ainda tenho idade para o mercado de trabalho? Como se recolocar na carreira perto da idade de se aposentar?
Uma notícia excelente para esses profissionais é que uma seria de empresas sérias e modernas estão cada vez mais optando por pessoal na terceira idade, pois os profissionais mais velhos além de carregarem a experiência como ingrediente são mais comprometidos e levam as empresas mais a serio, do que a atual geração Y.
Pesquisas do IBGE indicam que o Brasil está se tornando um país de idosos, já que a natalidade diminui a cada dia e as pessoas estão vivendo mais. Por consequência a imagem da terceira idade como pessoa senil e improdutiva está sendo estigmatizada. E neste novo cenário social cada vez mais programas voltados para a empregabilidade da terceira idade ganham espaço no planejamento estratégico das empresas, que na hora da contratação preferem a competência, responsabilidade e experiência à imaturidade e a pouca experiência dos jovens profissionais.
Para conseguir uma colocação no mercado é importante que o idoso descubra seus talentos, competências, diferencias competitivos e a aproveite a experiência acumulada ao longo dos anos de trabalho. É recomendável também que essas pessoas não busquem empregos por conta do valor do salário, mas que se comprometam com a nova atividade e a transforme em um exercício de vocação, algo que dê prazer e satisfação.

0 comentários: