Meritocracia como instrumento de retenção de profissionais

Atualmente o Brasil está em uma excelente fase em relação à farta oferta de empregos. O mercado de trabalho tem oferecido todos os dias, novas oportunidades de serviços as mais variadas áreas de atuação. Sendo assim, o novo desafio das organizações não está mais em apenas contratar, mas também reter seus profissionais. Diante dessa nova realidade, as empresas estão cada vez mais atentas às várias estratégias de motivação dos seus funcionários, entre os modelos adotados, está um programa de reconhecimento e avaliação de desempenho, com aplicação dos conceitos de Meritocracia. Mas como funciona essa gestão?
A meritocracia é quando a organização considera o mérito como razão para atingir determinada situação. Através desse modelo o colaborador é remunerado ‘financeiramente’ por meio da análise do seu desempenho, tendo como base seus méritos, medidos por atitudes e principalmente por resultados trazidos a empresa. A implantação deste método permite valorizar cada funcionário com base na avaliação de suas realizações, dedicação, investimento e comprometimento em favor da empresa, além de permitir que os profissionais tenham um melhor desempenho, produção e comprometimento, fazendo que eles identifiquem que os prêmios ou remunerações recebidas são de acordo com os resultados gerados.
A aplicação do sistema de meritocracia promove o estimulo, a motivação e a pró-atividade dos funcionários, diante da obtenção dos resultados. A utilização do método está relacionada às funções e atividades de cada colaborador, o que facilita a sua aplicação. A meritocracia dentro das organizações vem se apresentando como eficiente ferramenta de gestão, pois permite que os funcionários obtenham seu o crescimento profissional a partir da valorização de seus próprios resultados. Em contra partida, a organização consegue avaliar o perfil dos colaboradores e as necessidades de cada um, podendo assim investir em desenvolvimento de pessoal e treinamentos, mantendo assim um ambiente produtivo com funcionários satisfeitos. É importante ressaltar que para obter o sucesso, este modelo de gestão deve atender aos princípios da Constituição Federal, com os demais direitos e normas que regularizam as relações trabalhistas.

1 comentários:

Shayan Sartori disse...

É um bom modelo de gestão, implantar meritocracia hoje na cultura organizacional é essencial, mas tem um porém, tem que ser levado em consideração a ética pessoal de cada colaborador, pois as vezes, um colaborador pode querer se sobrepor indevidamente sobre o outro que tenha todo o mérito criando um conflito organizacional interno.