O posicionamento dos profissionais diante das mudanças do mundo contemporâneo

Nem todo mundo gosta ou está preparado para mudanças, tanto na carreira quanto na vida pessoal, porém elas são inevitáveis e diante disso temos que refletir sobre a real importância desses momentos de transição. O mundo é um grande exemplo de grandes transições, e hoje vivemos em uma aldeia global, onde as transformações provocadas pela evolução da tecnologia mudam também nossas formas de interagir com as pessoas, ou seja, mudam nossas relações pessoais e profissionais.
Cada um encara a mudança à sua maneira e isso é crucial na definição de novos parâmetros na vida. Por exemplo, dois profissionais com a mesma formação, idade, e cargo em comum, podem lidar com a mudança de chefia de jeito completamente distinto. O pessimista vai achar que o novo chefe não será tão bom quanto o anterior e, ainda por conta de sua insegurança, poderá pensar que não irá conseguir alcançar todas as metas almejadas por esse então novo chefe, que nem chegou a adentrar pela porta da empresa.
Já outro tipo de profissional, o otimista, lida com a notícia da mudança como uma oportunidade de mostrar o seu melhor. O novo chefe poderá ser alguém com quem ele poderá aprender mais, desenvolver seu potencial e, com isso, a organização sairá ganhando também. Esse tipo de profissional tem muito mais chances de estabelecer sua carreira, pois além de aceitar e não temer mudanças faz delas novas oportunidades de vida.
Além do otimista e do pessimista, existem também as pessoas mais realistas. Isso porque tanto o pessimismo quanto o otimismo em excesso podem ser prejudiciais a carreira. Os realistas são aqueles que trabalham com o que têm e contemplam o futuro com base em experiências já vividas. Não contam com a sorte, mas acreditam nas evidências, principalmente diante de crises. Porém, o profissional que se denomina realista pode no fundo ser um pessimista, pois este percebe os “furos” de uma ideia, mas é bom notar que, ás vezes, mesmo as ideias mais estapafúrdias podem dar certo.
Diante das transformações do admirável mundo novo temos que nos manter firmes e atualizados e, tanto os mais otimistas, quanto os realistas e talvez até os pessimistas concordam que, mesmo ruins, mudanças acontecem quando menos esperamos, por isso é bom estar preparado sempre. As transformações trazem consigo novos desafios que devemos encarar nessa grande roda da vida que não para nunca de girar.

0 comentários: