Gestor de RH integra pessoas aos objetivos da organização


O tema gestão de pessoas vem ganhando destaque, nos últimos anos, como importante área de conhecimento dentro da Administração. As empresas têm dado cada vez mais destaque a esse profissional que deve ter conhecimentos diversos, além de integrar profissionais para que atuem de forma proativa no exercício de suas funções com o objetivo de alcançar as metas dentro da organização.
Um Gestor de Recursos Humanos administra planos de carreira, analisa estratégias institucionais, elabora planos de recrutamento e seleção. No que diz respeito às atividades de seleção de candidatos, os recrutadores de RH devem ser bem criteriosos no momento de escolher os novos funcionários de uma empresa para determinada função. Cabe a ele a avaliação dos futuros colaboradores e também a real necessidade da contratação de novos funcionários.
Gerir pessoas não é tarefa fácil, mas entre as principais características de um bom Gestor de RH está a identificação do perfil comportamental do candidato. Isso significa que o gestor de RH deve reconhecer os pontos fortes e fracos daqueles que participam de uma seleção e, assim decidir quem prossegue e quem é eliminado do processo.
O perfil do gestor de recursos humanos apresenta características como: visão generalista, disposição para atuar em parcerias, ação estratégica, estar atualizado com os acontecimentos do mundo e do negócio específico da empresa na qual atua, motivação de pessoal, habilidade para negociar, entre outras.
Munidos das características acima, o profissional desta área será muito valorizado. Hoje existem muitas vagas para a área de RH no mercado, porém apenas os mais qualificados entram na disputa pelo setor nas maiores e melhores empresas. O capital humano é muito importante para o sucesso das organizações, afinal são as pessoas que movem as empresas, por isso, o posicionamento estratégico da área de RH vem sendo muito benéfico na, cada vez mais exigente, competitividade no mundo do trabalho.

0 comentários: