Gestão no magistério: é preciso saber lidar com pessoas

Quem pensa que ser gestor educacional e atuar com a magistratura é uma tarefa fácil, e que se limita a apenas estar por trás de uma mesa, coordenando os trabalhos e processos, está muito enganado. Administrar uma instituição de ensino é ter que pensar em todos os detalhes dentro do estabelecimento, para que, não só a educação seja de qualidade, mas também o atendimento ao estudante, à comunidade e, principalmente aos funcionários.
Gestão no magistério é a especialidade que torna os vários campos do conhecimento em fontes de sabedoria. Um gestor educacional precisa manter os olhos e ouvidos abertos, para captar todas as formas de trabalho, que podem auxiliar no desenvolvimento do aluno e da organização.
A professora e coordenadora do curso de Administração da Faculdade Mercúrio, Sandra Brito, explica que gerenciar uma faculdade ou especificamente um curso superior, é ampliar a Administração a diversos níveis da instituição. “Você quer oferecer qualidade ao ensino como um todo, além de ter a preocupação com os vários colaboradores que administra e, principalmente, na qualidade de ensino que eles vão propiciar aos alunos”, explica.
Entre os desafios de gerir um curso superior está a gestão de pessoas, visto que, em uma instituição de ensino, além de coordenar o conteúdo a ser ensinado, é preciso saber administrar a individualidade de cada aluno e pessoa que trabalha na instituição. “Cada indivíduo tem uma personalidade e, é preciso saber Administrar essas diferenças. Gerir pessoas é complicado, e talvez uma das tarefas mais complexas da gestão no magistério”, conta Sandra, complementando que por administrar uma faculdade na Baixada Fluminense esse processo é um pouco mais preocupante. “Os estudantes dessa faculdade tiveram muita dificuldade para entrar em uma instituição de ensino superior, e muitos, ficaram somente com o ensino médio durante muito tempo e, só depois, conseguiram obter recursos para iniciar uma faculdade. Por isso, é preciso paciência e Administração dos trabalhos”, esclarece a coordenadora.
Outro ponto destacado pela professora é a gestão participativa. Um planejamento que é realizado em conjunto com os docentes e também com os alunos tem mais chances de sucesso dentro da instituição. Um programa que envolve todos os atores da ação educativa, sem dúvidas obterá um resultado mais positivo, do que um processo ditatorial. “Na Faculdade Mercúrio, atuamos com a gestão participativa tanto com os professores, quanto com os alunos. Levamos para a sala de aula a possibilidade de todos participarem das decisões, e o resultado e aceitação, é incrivelmente positivo”, afirma.
Visto isso, nota-se que a gestão no magistério é baseada no trabalho humano, na ligação com o indivíduo e na participação dos atores da instituição. É importante que o gestor valorize o que cada profissional e aluno, envolvido com a instituição, tem de melhor, demonstrando seu nível de satisfação e incentivo para com os mesmos. Só assim, o processo de aprendizado e gestão se tornam mais fáceis para ambas as partes.

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