Os dois lados do elogio: dar e receber

Cobranças, pressões, maior produtividade, projetos, compromissos, horários, trabalho. Ufa! São tantas atribuições em apenas um dia de trabalho na vida de um profissional que, ás vezes, falta espaço para o reconhecimento e os elogios passam longe, tanto da parte dos superiores quanto dos colegas de trabalho. Porém, analisando melhor, falta também da nossa parte, não é? Como gentileza gera gentileza, do mesmo modo, será que elogios não renderiam outros?
O fato é que receber um elogio é muito bom e todo mundo gosta, além de ser um incentivo a mais para nosso trabalho, pois é um grande fator de motivação. O elogio pode ser considerado como um combustível de melhoria humana, dos relacionamentos familiares e profissionais e, principalmente, de melhoria do mundo. Ou seja, quando elogiamos alguém estamos investindo no bem..
O elogio é vital para um bom clima organizacional, sendo crucial no ambiente de negócios. Porém, existem maneiras diferentes de elogiar. Os chefes que querem demonstrar atenção e importância ao trabalho realizado pelo funcionário devem evitar o uso de congratulações genéricas, assim como o uso de superlativos, pois essa atitude poderá atribuir um tom falso ao elogio.
Por outro lado, os colaboradores também devem elogiar seus superiores e colegas, mas todo cuidado é pouco nesse momento, para não ser colocado no posto de “bajulador” do chefe pelos outros trabalhadores. Reconhecer que o chefe tem dom para gerir e que suas ideias são boas, se realmente forem, pode abrir uma ponte de diálogo, o que é muito bom para a organização e para o próprio trabalho.
O mais difícil deveria ser considerado o mais usual, que é justamente elogiar quem está no mesmo patamar que você, ou seja, seus colegas de trabalho. Mesmo em cargos diferentes todos colaboram para o alcance de objetivos da organização, por isso, elogiar o colega é uma forma de incentivá-lo, o que pode melhorar seu trabalho individual e de todo o grupo. Muitos não rendem elogios aos colegas, pois se sentem ameaçados e a insegurança no próprio trabalho os leva, além de não reconhecer os próprios erros, criticar o bom e o ruim dos outros.
Por essas razões, elogie sempre de maneira efetiva e não só por elogiar. Parabenizar alguém por seu trabalho, quando este foi realizado de forma excepcional, é uma prática que deveria ser mais incentivada e disseminada nas empresas. A falta de diálogos nos locais de trabalho e o excesso de orgulho impede que as pessoas digam o que sentem, e fazem dessa carência uma frustração. Não deixe isso acontecer com você!

0 comentários: