Brasileiros são os que mais misturam vida pessoal e profissional

De acordo com especialistas em Administração do tempo e produtividade, um dos fatores que contribui para que as pessoas trabalharem por mais horas são as interrupções advindas de questões relacionadas com a vida pessoal. E os brasileiros estão entre os que mais misturam esses dois lados da vida. É o que garante uma pesquisa realizada pelo Instituto Ipsos, que aponta os trabalhadores do país tropical como aqueles que levam trabalho para casa e vice e versa.
Uma característica bem comum de pessoas dedicadas é a dificuldade em separar a vida pessoal da profissional, mas esse fator pode ocasionar sérios problemas, tanto para os negócios, quanto para os relacionamentos interpessoais. No caso de empresas familiares, a situação é ainda mais acentuada, já que o relacionamento entre parentes também passa a fazer parte da equação.
Como tudo na vida, o equilíbrio é essencial e, para não deixar que as barreiras da vida profissional ultrapassem seus limites, é preciso ter cautela. Não levar o trabalho para a casa costuma ser a dica mais banal, porém é certeira e ajuda a separar os lados. Além disso, o excesso de trabalho pode ocasionar menor produtividade no mesmo, pois o exagero pode acumular cansaço, afetando a saúde dos profissionais.
Desta forma, é necessário ter tempo para se desligar do trabalho e procurar manter a mente limpa. Isso pode ser conquistado com a prática de atividades prazerosas como esportes, passeios, viagens, lazer, entre outras, afinal o horário de descanso é fundamental. Por outro lado, existem pessoas que levam detalhes demais da sua vida pessoal para o trabalho, o que pode ser bem negativo para ela, assim como para a empresa.
Muitos confundem os relacionamentos no próprio emprego, contanto segredos que deveriam ser guardados apenas para os amigos, para os colegas de trabalho. Outros insistem em manter um relacionamento, até mesmo amoroso com o colega, seja por carência ou mesmo pelo convívio. Existem também aqueles que deixam se afetar pelos problemas da esfera pessoal, levando isso com tamanha intensidade para o trabalho, que até a produtividade diminui.
São inúmeros os exemplos de como é uma péssima escolha misturar os dois aspectos da vida. Por isso, é preciso mantê-los separados. É claro que ninguém precisa agir como um robô no trabalho ou não atender uma ligação de urgência do chefe depois do horário de expediente, mas ter constância e saber separar as duas vidas, é essencial para alcançar o sucesso em ambas.

0 comentários: