Nível do controle emocional determina o sucesso ou fracasso no processo de negociação

Negociação é um processo que busca aceitação de ideias, propósitos ou benefícios, visando um melhor resultado para ambas as partes interessadas, porém, o sucesso em um processo de negociação, a fim de encontrar resultados superiores ao previsto, depende de três fundamentais procedimentos: domínio do processo de negociação, conhecimento sobre a realidade, mas, principalmente, da capacidade de administrar o estado mental e emocional de cada pessoa.
Muitas vezes, a negociação é perdida porque o negociador não estava devidamente atento às essas três importantes questões, começando com a preparação. É de fundamental importância que quem está à frente de uma negociação esteja devidamente preparado para tratar do acordo. Em uma preparação relativamente boa deve conter primordialmente a avaliação e interpretação da situação como um todo, a fim de não ter dúvidas sobre o que será tratado. Estando devidamente organizado, fica mais fácil entender a situação.
Outro ponto chave é o conhecimento sobre técnicas econômicas, jurídicas, fiscais, contábeis e financeiras do que se está negociado, bem como, dos agentes econômicos envolvidos. Quem não conhece bem do negócio, não sabe como gerir o andamento de uma negociação, de forma que ela seja positiva para a parte que ele esteja defendendo. E não se esqueça de, sempre saber quem é a autoridade com quem você está negociando.
Apesar dos dois parágrafos acima serem de extrema importância em um processo negocial, se o negociador que estiver atuando durante o processo não souber administrar os próprios estados mentais e emocionais, as chances do acordo dar errado são muitas. Sem saber lidar com as emoções, sobretudo tensões, estresses e adversidades que podem surgir no momento da reunião, diversos problemas podem surgir, sendo difíceis de retomar de forma positiva. Isso sem contar na insegurança, medos do fracasso que a alteração emocional pode causar.
A administração do estado mental é o que determina o sucesso ou fracasso da negociação. O nível de controle emocional tem como ponto principal a relação de mente e corpo, pois é através deles que temos a consciência do melhor a ser feito durante a tomada de decisões e sobre as responsabilidades diante daquela situação. Quem consegue administrar as emoções e o estado mental, tem mais chances de sair vitorioso durante um processo ou acordo.
Ou seja, se um indivíduo quiser ter resultados expressivos durante o processo de negociação, é necessário que domine tudo sobre o procedimento, busque ter um conhecimento efetivo sobre as realidades externa, mas, sobretudo, saiba gerenciar os seus estados mentais e emocionais. Ter total controle emocional e entender bem os processos é o que faz a diferença entre os perdedores e os vencedores.

0 comentários: