Quem administra melhor, o homem ou a mulher?

Quando dizem que as mulheres são de Vênus e os homens são de Marte, não é apenas uma forma de diferenciação, mas uma afirmação das distintas ações e reações entre homens e mulheres. São tão infinitas as definições e separações que exemplificam essas diferenças, que muitas vezes, parece que as duas espécies nem vivem no mesmo planeta. Mas, e no ponto de vista corporativo, existe uma diferença gritante de Administração? E quem administra melhor, o homem ou a mulher?
Aquela disputa que ocorria na infância entre os meninos e as meninas, hoje ultrapassaram as barreiras das traquinagens e chegaram ao mundo adulto, melhor informando, ao mundo corporativo. Existe mesmo uma “guerra dos sexos” dentro das empresas, que muitas vezes, são até influenciadas pelas organizações, que começam essa disputa através da diferença de tratamento e salários entre homens e mulheres. Um tema que é muito debatido e pontuado, dentro e fora do mundo dos negócios, e que infelizmente parece estar longe de acabar. Mas, para tentar responder a questão citada no primeiro parágrafo, vamos retornar ao passado.
Desde os tempos primórdios, a mulher era responsável pela organização do lar, da caverna ou do abrigo onde vivia, utilizando da prática da organização (um dos pilares da ciência da Administração), como técnica inicial de gerenciar, enquanto o homem conquistava na caça, o alimento para a família. Ambos os sexos, tiveram um passado o modus operandi , um padrão com os mesmos procedimentos, mas que, de certa forma, fortaleceram e edificaram as atuais formas de agir e atuar de cada sexo.
Embora exista muita diferença na liderança e gestão entre o sexo feminino e o masculino, um estudo realizado pela Universidade Carlos III de Madri, na Espanha, concluiu que as mulheres são melhores Administradoras e líderes. Eduardo Melero, autor da pesquisa, segundo o site NewScientist, analisou dados com foco em mulheres que ocupam posições gerenciais, e explicou que o sexo feminino sabe conduzir cargos de gestão de forma mais democrática, estreitando o contato entre os Administradores e empregados. Uma atitude que facilita o relacionamento e implementação de práticas nas empresas.
Entretanto, independente do sexo, é possível identificar traços de personalidades que às vezes não combinam com altos cargos, como a prepotência, arrogância ou a dificuldade de relacionamento interpessoal. E, apesar de estudos comprovarem que a mulher tem um “dom” para administrar, saber lidar com as emoções e lideranças são essenciais na Administração. Assim, acredita-se que as habilidades dos homens e das mulheres são complementares, principalmente, quando o assunto é gerência e liderança.
As mulheres tem como habilidade, serem mais pacientes, organizadas, disciplinadas e multitarefadas. Além disso, tem na comunicação interpessoal uma ferramenta essencial para um gestor. Sobretudo, os homens tem mais objetividade, poder de síntese, autoridade e vontade de vencer. Eles são racionais e vão direto ao assunto. Diante dessas características, pode-se notar que ambos têm características que são imprescindíveis a um bom Administrador.
Então, apesar de estudos, diferença de tratamento e salários, ambos os sexos têm competências essenciais para a boa Administração de uma empresa ou equipe. Sendo assim, não há necessidade de aprofundar essa disputa de sexos, certo? O importante é considerar que a união faz a força. E vale destacar que, essa atitude precisa ser incentivada pelos grandes gestores e empresários, dentro das suas organizações.

0 comentários: