E quando o líder deixa a empresa nas mãos dos funcionários?

O líder tem papel fundamental no ambiente de trabalho, pois ele é responsável por transferir aos subordinados às estratégias e objetivos que a empresa deseja alcançar. Ele tem como papel essencial o planejamento, organização e coordenação dos funcionários e projetos que serão elaborados e implantados pela organização. Mas, e se o líder resolver deixar a empresa nas mãos dos empregados?

Exercer a função de líder dentro das organizações não é uma tarefa fácil, é preciso responsabilidade, liderança e comprometimento. Porém, muitas vezes esse gestor, por falta de experiência ou não aguentar o peso do cargo, acaba cometendo falhas que podem prejudicar a equipe e principalmente a empresa. Não delegar tarefas ou deixar que os funcionários tomem uma decisão de responsabilidade do líder, são as principais atitudes que podem minar o profissional e organização.
É importante ressaltar que o trabalho do líder é guiar seus subordinados e uma vez que as pessoas tendem a seguir esse exemplo, elas acabam absorvendo as características de trabalho deste chefe. Sendo assim, se o líder não é organizado, não cumpre as normas da empresa e vive sendo convocado para conversas que mais parecem, na verdade, “chamadas de atenção”, a equipe desse líder seguirá seu mau exemplo e será relapsa e improdutiva.
Nenhuma empresa seja qual for o tamanho ou segmento, sobrevive sem lideres. Pois, sem direção, funcionários tendem a caminhar para um vazio e a empresa para a mesmice. Portanto, escolher o líder certo para a equipe é fator fundamental para sobrevivência da empresa, pois, a organização que deseja crescer precisa contar, acima de tudo, com gestores profissionais, honestos e comprometidos. Se o gestor que está à frente da sua organização está deixando a desejar, é melhor retira-lo da função e delegar esse cargo a um funcionário mais profissional.

0 comentários: