Capacitação ainda é a “carta na manga”


No atual e competitivo mercado empresarial é essencial que as organizações tenham em seu corpo profissional equipes motivadas, eficientes e competitivas, que visem garantir os melhores resultados e ações em prol da empresa. Mas para que isso ocorra, é importante que a organização tenha profissionais habilitados e em sintonia com os valores, metas e missão da corporação, sendo necessário assim investir em capacitação.
Hoje, desenvolver as habilidades dos funcionários dentro da organização já não é mais nenhuma novidade no meio corporativo, mas uma “carta na manga” dos empresários que desejam vislumbrar o sucesso da empresa. Uma prova desse investimento é o resultado de uma pesquisa da Deloitte, empresa de Auditoria, Consultoria, Consultoria Tributária, Corporate Finance e Outsourcing, que mostrou que das 509 companhias que participaram do levantamento, 67% informaram que apostarão na capacitação de seus profissionais neste ano de 2014. Esse dado revela que as organizações estão cada vez mais preocupadas com a sua produtividade e receita, do que com seu posicionamento no mercado.
Obter dentro da companhia equipes qualificadas em desempenhar as funções as quais foram destinadas ainda é o fator primordial para o sucesso do negócio, visto que, a qualidade dos produtos e serviços tem total relação com o nível de capacitação das pessoas que os estão produzindo. Isso sem contar que, com o mercado mais maduro e clientes e parceiros mais seletivos, o nível de exigência cresceu na mesma proporção e, o diferencial no acirrado mundo dos negócios está em ter profissionais capacitados e motivados em manter a empresas em crescimento no mercado.
Treinamentos com profissionais especializados, palestras com pessoas influentes que tenham expertise nos assuntos da organização e cursos extras para o funcionários, são ótimos exemplos de como ministrar um processo de capacitação dos colaboradores.  Entretanto, é preciso deixar claro que o treinamento só se torna um elemento que cria satisfação, promove o crescimento pessoal e profissional e contribui para diminuir a rotatividade dentro da organização, se todo o sistema de gestão estiver focado em um mesmo objetivo, assim, é preciso além de ensinar as habilidades, demonstrar aos funcionários  a missão e o foco da organização.
habilidades, demonstrar aos funcionários  a missão e o foco da organização.
Atualmente o ambiente corporativo vive um período de grandes desafios e mudanças e, valorizar a “prata da casa” ainda é a melhor opção para o desenvolvimento do profissional e da empresa, pois, é através do trabalho e motivação dos colaboradores que as organizações conseguirão oferecer produtos e serviços de qualidade, tendo como diferencial a obtenção de funcionários capacitados e motivados. Assim, fica claro que o treinamento de pessoal  em prol da capacitação de empregados ainda é o melhor caminho para o sucesso.


0 comentários: