O Administrador empático realiza melhor?


Ter empatia na vida é essencial e nas relações de trabalho não é diferente. Mas você sabe realmente o significado da palavra empatia? Ser empático é ter a capacidade de se colocar no lugar do próximo, independente da situação. É a identificação de uma pessoa com outra. Diante disso, será que podemos afirmar que o profissional de Administração com essas características desenvolve seu trabalho de forma melhor do que os outros?
Certamente quem tem a coragem e a habilidade de se colocar no lugar do outro é uma pessoa muito melhor, que busca a evolução não somente profissional, mas pessoal também. Com isso, o ser empático consegue enxergar com outros olhos os canais de comunicação e negociação nas empresas.
A aplicação da empatia no dia a dia profissional deve ser um exercício e essa prática levará a um maior nível de compreensão entre os Administradores que, conhecendo melhor o próximo, poderão delegar tarefas, planejar e organizar as operações em uma empresa a fim do rápido alcance dos objetivos.
Mas cuidado, pois as relações entre duas pessoas não mudam drasticamente de um dia para outro. Esse é um trabalho que deve ser feito constantemente e essa mudança deve ser verdadeira, pois todos nós acabamos identificando quando estão querendo nos manipular e empatia não tem nada a ver com manipulação.
Mesmo sendo uma característica pessoal, é possível mudar hábitos e adquirir novos costumes, por isso a construção da empatia é provável e possível. Portanto, é importante conhecer melhor os profissionais ao seu redor começando a construir conexões, o que acaba por fortalecer a relação de trabalho resultando instantaneamente na produtividade, além de otimizar o tempo gasto nas atividades diárias.


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