Etiqueta profissional contribui para o fortalecimento da equipe

A Etiqueta consiste em um conjunto de regras no relacionamento entre pessoas, no ambiente profissional, social ou familiar. Segundo definição da Innovia Training e Consulting, a etiqueta empresarial é o conjunto de cerimônias usadas no trato entre pessoas e empresas, regidas pela boa educação, bom comportamento, convenções sociais, ética profissional e prescrições oficiais. São ações e condutas que visam o bem estar entre as pessoas, seja em qualquer ambiente ou ocasião, tudo para criar uma atmosfera de conhecimento, compreensão, confiança, cooperação e parceria entre as pessoas ao redor.
O acirrado mundo dos negócios tem tornando o mercado de trabalho cada vez mais competitivo, principalmente para os profissionais, até porque, atualmente além da capacitação, formação acadêmica e experiência na área, as organizações começaram a levar em consideração a conduta e atitudes dos seus funcionários, visto que, questões relacionadas a comportamento e bom relacionamento são fundamentais para um bom entrosamento da equipe. Assim, para se manter em escala crescente dentro de uma empresa é preciso Etiqueta Empresarial.
Por esta razão, muitos empresários têm observado as características pessoais, o temperamento e as atitudes profissionais de cada um dos seus empregados. Carisma, diplomacia, bom humor, autocontrole, espírito de liderança, bom comportamento, vestuário adequado, pontualidade e algumas regras básicas de educação através do uso de palavras como “bom dia”, “por favor”, “com licença” e “obrigada (o)”, são alguns quesitos apreciados pelos gestores e importantes para o fortalecimento dos relacionamentos profissionais dentro da empresa.
Entretanto, as atitudes devem ser como um espelho, ou seja, devem ser tomadas primeiramente pelos gestores e líderes, pois os funcionários são o reflexo de quem os comanda, assim, fica claro que, para que o bom comportamento seja seguido por todos, é necessário que ele inicie de cima para baixo. Por isso, o exemplo do líder, dono, supervisor ou gerente é tão importante quanto as atitudes demonstradas pelos pais na educação de seus filhos. É fundamental reforçar para os empresários que, ser um bom exemplo é de extrema importância para o aprimoramento da etiqueta dentro da empresa.
A captação e o entendimento sobre a importância da etiqueta empresarial só traz benefícios para a organização e para os colaboradores, pois facilita principalmente a comunicação inter-cultural e de comércio, além de aumentar a produtividade no local de trabalho. É preciso esclarecer que a utilização dessas normas de conduta no dia a dia do ambiente corporativo oferecem benefícios imediatos, primordialmente no trato com os clientes ou em qualquer circunstância da vida profissional, melhorando o relacionamento entre colegas e chefes e, consequentemente, fortalecendo o trabalho da equipe.

0 comentários: