O que é dito nas redes sociais pode atrapalhar na conquista do emprego?

Na atual era da comunicação e tecnologia de informação, são poucos os profissionais, sobretudo os jovens, que não estão nas redes sociais. Seja para conversar, se distrair, se divertir, expressar ideias ou até buscar novas oportunidades de empregos, as mídias sociais são a nova febre entre os trabalhadores e estudantes.  Entretanto, para que a carreira e o futuro profissional não seja afetado negativamente, é preciso que os profissionais tenham muito cuidado com que publicam na rede, pois uma imagem ou postagem errônea pode pôr em risco o futuro do seu emprego.
Um estudo realizado no mundo inteiro pela Eurocom Wordwide apontou que uma em cada cinco organizações já rejeitou candidatos a vagas de empregos por causa de postagens publicadas na rede social do profissional.  Além disso, um levantamento desenvolvido anteriormente mostrou que 40% das companhias que participaram do estudo checavam as páginas do Facebook dos candidatos que tentavam uma vaga de emprego na empresa. O que prova que estar nas redes sociais pode ser muito divertido, mas uma imagem ou frase considerada indiscreta pelas empresas podem sim, atrapalhar na conquista de um novo emprego. 
E para quem acha que só por que já tem uma ocupação no mercado de trabalho pode manter uma postura aquém a empresa que trabalha nas mídias sociais, está muito enganado! Outra pesquisa realizada pela empresa de recrutamento Robert Half, com 290 executivos brasileiros apontou que 35,3% dos gestores já entraram nas redes sociais de seus funcionários e descobriram através delas alguma atitude imprópria do colaborador. 
Na Inglaterra, por exemplo, a professora Ashley Payne, foi demitida do seu cargo, em uma escola na Georgia, após postar fotos onde aparecia bebendo cerveja e por escrever palavras de baixo calão em sua página no Facebook. Segundo a direção da escola, o pai de um dos seus alunos mandou uma mensagem para a diretoria informando que a página da professora promovia consumo de álcool e continha profanações. Resultado: Ashley teve que entrar com uma ação na justiça para somente assim tentar recuperar sua carreira.
Então se você está procurando emprego, tentando se recolocar no mercado ou se está em alguma organização, fique atento as informações publicadas em sua rede social, pois elas ficam expostas a todos, e nada impede que seu chefe ou o recrutador tenha acesso a elas. Algumas empresas, preocupadas em manter a linha dos funcionários, já desenvolveram um manual de conduta na rede, onde é informado ao colaborador o que deve ou não ser escrito no ambiente virtual, ficando assim mais fácil para ambos, identificar o que condiz ou não com organização.
Contudo, é preciso que os profissionais que desejam transparecer mais credibilidade diante das empresas, realizem determinado gerenciamento digital e estejam atentos as informações que são publicadas nas redes sociais, pois, diante da invasão das novas mídias com certeza o primeiro lugar que as organizações estão olhando quando recebem um currículo é na internet. Assim, manter uma reputação online é tão importante quanto a boa apresentação pessoal.
E para ajudar os profissionais a manterem uma linha mais blasé na internet, sugerimos algumas dicas: restrinja publicações de acordo com a lista de amigos; comente, compartilhe ou publique apenas aquilo que pode ser dito em público; não fale mal dos colegas de trabalho, chefes ou da própria empresa por mais que seu perfil seja bloqueado; evite repercussões negativas, críticas e especulações; bem como curtir páginas preconceituosas ou que enaltecem sentimentos ruins; evite expor demais a vida pessoal e, mesmo que a empresa libere, use as redes sociais com moderação no trabalho. Assim, é possível manter uma rede de conexões agradável entre amigos e trabalho, sem prejudicar seu emprego ou sua carreira. 

0 comentários: