O Quê? Quando? Quem? Por quê? Onde? Como?
5W1H dá consistência ao plano de ação

Gerir é estar a par de todo processo de criação, desenvolvimento e planejamento dos atos da organização ou equipe. Para ser um bom Administrador é preciso desenvolver os rumos, as metas e principalmente as estratégias e ações para que a empresa consiga alcançar os objetivos desejados. No entanto,  é preciso criar um planejamento estratégico antes do ato efetivo, o famoso plano de ação, que nada mais é do que a elaboração de táticas fundamentais antes de iniciar o ataque.
Mas como elaborar um plano de ação simples e focado, de forma a desenvolver um melhor trabalho na empresa e equipe? Com a ferramenta 5W1H. Muito usado por jornalistas no desenvolvimento dos leads (introduções nas matérias) e no meio empresarial como uma espécie de check-list, esse mnemograma (micro-check-list na língua empresarial) pode ser muito importante no desenvolvimento do planejamento estratégico.
Agora você deve estar se perguntando: mas o que é essa tal 5W1H? A expressão é originaria de seis palavras em inglês What (o que), When (Quando), Who (quem), Why (por que), Where (onde) e How (como), e tem como objetivo promover um “brainstorm” baseado em uma meta clara. A ferramenta parte do princípio que é preciso deixar claro tudo o que deve ser feito, quem deve ser responsabilizado, onde desenvolver, quando iniciar e por que. O foco principal é justamente ajudar os empreendedores a pensar estrategicamente com perguntas e questionamentos importantes, antes de fazer ação efetivamente.
Desenvolver um bom plano, considerando o 5W1H, é relativamente simples e sem necessidade de algo especial, além disso, o resultado é sempre positivo e auxiliador. Pense na meta, crie uma planilha com as 6 perguntas da ferramenta (O que fazer, quando fazer, quem irá fazer, por que irá fazer, onde irá fazer e como irá fazer), acrescente uma ação para cada uma delas e responda conforme a necessidade do momento. Ao final do processo, será possível obter um plano de ação elaborado, simples e com objetivos bem traçados. Com o planejamento pronto, é só colocar a mão na massa e partir para a ação.
Já diz o ditado: “A prática é o que leva a perfeição”, então quanto mais e melhor utilizar o 5W1H, igualmente terá um resultado mais produtivo e um plano de ação delimitado de forma correta. A ferramenta consegue dar consistência a estratégia, sendo como um guia para os gestores implementarem atuações estratégicas dentro da organização. Contudo, isso precisa ser realizado de forma integrada. Não adianta o Administrador somente pensar e planejar, é preciso que ele desenvolva, ou como o próprio nome sugere, coloque em ação.   

2 comentários:

Unknown disse...

Quando não sabemos o nome de algo usamos isto, isso ou aquilo, e essas palavras são denominadas pronomes, então o que, quando, como, onde e por que, são denominados de?

Cida Rezende disse...

Necessidades de crescimento