Carisma profissional. Você possui?

Entre o conjunto de características que formam um bom profissional, poucas vezes o carisma é citado, pois muitos acreditam que essa aptidão é um dom e não algo a ser desenvolvido no decorrer da vida. Mas, na verdade, como a maior parte das habilidades comportamentais, é possível desenvolver o carisma mesmo em pessoas que se julgam completamente reservadas e não influentes.
Ter carisma é essencial na vida, principalmente para lidar com questões mais delicadas e, na carreira, essa característica será um alicerce em vários momentos em que será preciso envolver pessoas por meio do discurso. Nas empresas, em geral, isso é muito comum e normalmente os porta-vozes e líderes são profissionais carismáticos muito valorizados.
O indivíduo que consegue exercer influência sobre os demais, incentiva o trabalho em equipe, inspira confiança nos colegas de trabalho, além de ajudar a equipe e a empresa a solucionar problemas e superar crises, tem no carisma seu melhor desempenho. O carisma se manifesta em diversas atitudes e pode e deve ser estimulado dia após dia.
Se você não nasceu com o carisma aguçado pode tomar algumas atitudes para despertar essa característica muito valorizada no ambiente profissional. Saber ouvir e conviver com as diferenças, compreender ideias alheias, ser prestativo e colaborativo, trabalhar em grupo, entre outros aspectos comportamentais são dicas para ativar a veia carismática em seu ser.   

0 comentários: