Gestores que estimulam a criatividade na equipe aumentam a qualidade do trabalho


A criatividade pode ser um diferencial no ambiente de trabalho transformando qualquer ideia em um projeto bem sucedido. Porém, ser criativo é um exercício diário, afinal a inspiração não pode ser comprada na esquina e a mesma deve ser incentivada e estimulada. No ambiente laboral ser criativo é mais do que necessário e os líderes são os responsáveis por aguçar essa característica em sua equipe. 
A palavra criatividade vem do latin = criatio, que significa criação. Podemos então definir como o processo de criação ou a criação em ação, propriamente dita. A criatividade é a inovação e todas as empresas, independente do ramo, necessitam inovar para se elevar no mercado e, é claro, sair na frente dos concorrentes.
Mesmo sendo uma característica intrínseca, é possível despertar a criatividade em outras pessoas, inspirando-as. Essa não é uma missão muito fácil, mas se os gestores assim desejarem podem estimular essa fundamental qualidade em suas equipes.
Para tanto, os líderes e gestores devem envolver a equipe no trabalho, estimular a sugestão de ideias e suas ações, dar informações sobre o projeto a ser desenvolvido, estabelecer um canal de comunicação aberta, entre outras atitudes. Com o tempo, os projetos irão surpreender devido à criatividade que aumentou o prazer no trabalho.
Sendo assim, não há restrições para o uso da criatividade no ambiente laboral, pelo contrário, a mesma sendo incentivada pelos gestores trará uma prática com mais sinergia entre a equipe que trabalha para alcançar um objetivo em comum. Estimular a criatividade é o caminho para antecipar necessidades e fabricar um futuro de sucesso.

0 comentários: