Estudantes desejam que o foco das faculdades do futuro seja o mercado de trabalho

Uma pesquisa realizada pela Laureate International Universities, maior rede de ensino superior do mundo e, conduzida pela ZogbyAnalytics, empresa que trabalha com pesquisa de opinião, revelou que os estudantes desejam que a educação superior no futuro tenha como foco principal  o mercado de trabalho e almejam que o ensino seja voltado para a empregabilidade e o crescimento na carreira.
Realizada com 20.800 estudantes de 37 instituições do grupo de 21 países - maior levantamento já feito no mundo sobre o comportamento e expectativas de alunos de graduação - o estudo apontou que grande parte dos estudantes acredita que nos próximos 15 anos as formas de ensino das universidades irãomudar e a expectativa é que a educação seja direcionada para formação de profissionais que acompanhem as necessidades do mercado, ou seja, para aqueles que evoluem constantemente.
Entre os 4,3 mil estudantes das nove instituições incluídas no grupo de entrevistados no Brasil, cerca de 78% disse que futuramente as universidades ensinarão aos alunos  questões que envolverão habilidades que tenham foco na carreira. Além disso, 74% desse montante afirmou que deseja que os empregadores ofereçam estágios pagos durantes o curso, enquanto de 64% gostaria que os gestores de empresas estivessem envolvidos no planejamento da grade curricular, para que assim, todos possam conseguir uma vaga de emprego.
A pesquisa entre os estudantes do mundo revelou ainda que os alunos pressagiam por horário de aulas flexível, educação semipresencial e processo de aprendizagem contínuo durante toda a vida, por meio de programas de graduação, especialização e cursos livres direcionados às necessidades de mercado. Os entrevistados acreditam também que a universidade do futuro terá flexibilidade, inovação, acessibilidade e preocupação em formar profissionais que sejam ordenados junto à necessidade do mercado de trabalho.
Douglas L. Becker, presidente da rede de ensino Laureate, disse que o resultado indica que "o futuro pertence aos inovadores, pois são eles que terão sucesso num mercado em constante evolução", visto que, 64% dos entrevistados afirmaram que posteriormente os cursos de graduação serão oferecidos em diversas línguas para ampliar a possibilidade do aluno ingressar no mercado de trabalho. “Em todos os países pesquisados, o principal objetivo dos estudantes é a aplicação do conhecimento teórico e prático na vida real”, explica Becker. 

0 comentários: