Qual é o seu diferencial para as entrevistas de emprego?

Sempre que estamos prestes a fazer uma entrevista de emprego alguns sintomas são os mesmos para todos: ansiedade, dúvidas, insegurança, entre outros sentimentos começam a povoar nossas mentes. Porém, para se sair bem em um processo seletivo, é necessário estar bem preparado e confiante. Mas, para impressionar o entrevistador e angariar pontos a mais na corrida pela vaga é preciso ter um diferencial. Você tem?
Ter um diferencial significa destacar-se por sua atitude e personalidade, afinal cada ser é diferente do outro, é único. O que vem chamando atenção dos recrutadores, embora as qualificações técnicas e acadêmicas dos candidatos continuem sendo relevantes critérios de avaliação dos mesmos, são as competências comportamentais.
Esse terceiro filtro vem ganhando considerável evidência, afinal para as empresas é mais difícil desenvolver comportamentos do que técnicas em seus trabalhadores. Entre as competências comportamentais geralmente avaliadas em uma entrevista de emprego estão: foco em resultados, flexibilidade, boa comunicação, saber trabalhar em equipe, além de respeito e boa educação.
Como você está perante essas competências?  É válido analisar o seu comportamento, identificando quais são as atitudes que você já conseguiu desenvolver e quais são aquelas que ainda precisam ser trabalhadas. Se você está trabalhando, poderá alcançar um desempenho melhor; se está em busca de emprego, poderá complementar suas qualificações técnicas com competências comportamentais.

0 comentários: