Imagem pessoal é importante para os negócios?

Muitas pessoas não sabem do tamanho da sua importância, mas a imagem pessoal é crucial para o desenvolvimento e sucesso na carreira, pois, é através dela que um indivíduo deixa sua marca e fixa nos colegas e superiores no ambiente laboral uma impressão positiva ou negativa sobre sua conduta e forma de trabalho. A imagem pessoal é, na verdade, a maneira como um indivíduo é visto e lembrado pelos outros, sendo assim, manter uma boa imagem é determinante para a profissão.   
Não podemos negar, entretanto, que o primeiro julgamento é o visual. A partir do vestuário e trejeitos de um profissional, podemos notar em qual grupo o indivíduo pertence, se é cuidadoso ou não, se fala alto ou pausadamente ou se é agitado ou calmo, e até mesmo no seu modo de andar, sentar ou conversar é possível notar qual é a conduta daquela pessoa. Por assim ser, não basta apenas que um profissional seja excelente, ele precisa parecer.
Em uma entrevista de emprego, por exemplo, são notadas as maneiras, posturas, cortesias e aparência dos candidatos e, por mais incrível que isso pareça, entre dois profissionais com a mesma capacitação técnica, ganha a vaga aquele que estiver com uma melhor imagem, além de vestuário e um trato pessoal mais agradável. Os profissionais que demonstram ter uma melhor aparência desenvolvem no avaliador uma maior autoconfiança e reforçam uma atitude mais positiva, aumentando assim, suas chances de contratação.
Indo além da aparência ou da vestimenta impecável, a imagem pessoal requer também elegância, descrição, ética e, sobretudo, um bom relacionamento interpessoal. O ambiente de trabalho é, especialmente, um local habitado com diversas pessoas que em seu bojo trazem características, culturas e personalidades diferenciadas uma das outras. Saber lidar de forma positiva com essa diferença é um fator decisivo para a boa imagem pessoal.
Por assim ser, podemos afirmar que o produto de uma pessoa é ela mesma, ou seja, a sua “embalagem”, sua imagem. Esta é composta pela aparência, visual, conhecimentos, habilidades, características pessoais, qualidades e defeitos. Se você não mantém uma imagem pessoal que demonstra positividade, boa aparência, responsabilidade e confiança, possivelmente que não obterá a credibilidade dos gestores, colegas e superiores da empresa.
Óbvio que uma embalagem sem conteúdo também não garante o emprego e não transmite confiança, mas como diz o ditado: “a primeira impressão é a que fica”. Assim, manter uma imagem pessoal condizente com seu ambiente de trabalho é extremamente importante para o futuro do profissional que deseja se elevar na carreira.

0 comentários: