A importância das mulheres no mercado de trabalho


A luta pela isonomia no ambiente de trabalho dentro das empresas é uma batalha árdua e antiga dos sindicatos e movimentos sociais espalhados pelo Brasil. O Sindicato dos Administradores no Estado do Rio de Janeiro (Sinaerj) vem pleiteando incansavelmente pela igualdade de direitos entre homens e mulheres, pois considera essencial a paridade de gêneros e reconhece a importância das mulheres na construção das empresas e na evolução da sociedade como um todo.  
Infelizmente, o mercado ainda vê a mulher como parte sensível da sociedade, por isso, a mesma sofre muito preconceito no meio empresarial. Essa discriminação para com a classe feminina vem de um passado retrógrado. Após as grandes Guerras Mundiais, intensifica-se a entrada feminina no mercado de trabalho em atividades pouco valorizadas pela época vigente. Todo o preconceito começava aí, pois até então, o papel da mulher na sociedade limitava-se ao pensamento arcaico da procriação e cuidados com a família.
Evoluindo o tempo, nas décadas de 1960 e 1970, transformações começaram a aparecer nesse contexto. A partir de então, houve um significativo acréscimo de mulheres no cenário de estudantes e universitários e as mesmas passaram a considerar a carreira tão importante quanto a função procriadora. Desta forma, se iniciou a entrada mais forte das mulheres no mercado de trabalho com qualificação e vontade.
Hoje, ao olhar para dentro das organizações brasileiras, nos deparamos com as mulheres desempenhando funções fundamentais para o sucesso das empresas. A discriminação e o preconceito ainda são grandes, de fato, mas se um país despreza a importante força econômica que o mercado feminino representa, pode estar perdendo uma oportunidade significativa de crescimento.
Para a Administradora e Presidenta do Sinaerj, Dirce Beltrão, as mulheres têm que entender os seus direitos e acreditar em seu próprio valor. “O Sindicato luta pela erradicação do preconceito contra as mulheres, principalmente no meio empresarial, onde as Administradoras e a classe feminina não têm tantas oportunidades quanto os homens, mas com força e garra iremos mudar esse panorama”, declarou Dirce.

0 comentários: