Rede social é o novo currículo dos candidatos?

A internet revolucionou a maneira como as pessoas se relacionam atualmente, não apenas nas relações pessoais, mas também nas profissionais. Se há bem pouco tempo atrás, estar em uma rede social era sinônimo de “status” entre os amigos, hoje em dia ter um perfil online pode ser também a garantia de emprego.
Diversas empresas afirmam que para um profissional ter visibilidade no mundo do negócios é preciso que ele esteja presente no planeta virtual. Tem quem pense que não ter um perfil público na internet é a melhor forma de evitar expor a vida, mas há controvérsias. Para a grande maioria das organizações, quem não está na rede ou não se expõe, pode estar escondendo algo.
A rede social se tornou o currículo pessoal dos candidatos, através da página que o indivíduo tem no Facebook,Twitter, entre outros, os recrutadores conseguem construir um perfil  do pretendente a uma vaga na empresa. Os currículos tradicionais, que são encaminhados para as organizações, normalmente oferecem apenas informações técnicas e referente a formação acadêmica, mas é na rede que as pessoas mostram realmente como elas são ou se comportam. O que é compartilhado diz muito sobre a personalidade e característica de cada pessoa.
Por isso, a reputação que o profissional está construindo na internet pode ser um fator a favor ou contra na hora de conseguir aquela vaga concorridíssima na empresa tão sonhada. Mas, não pense que uma foto do pôr do sol, do almoço em família ou número de seguidores que o profissional tem é que fazem a diferença. Não! A questão está no que você escreve, compartilha e a consciência que a pessoa tem em passar informações dos mais diversos tipos.
O candidato que compartilha humor preconceituoso, fotos de bebedeira, entre outros, com certeza vai perder a oportunidade de emprego para o concorrente que compartilha informações relevantes. Por isso, para conseguir uma vaga no atual mundo dos negócios, é melhor prestar atenção a tudo que você publica nas redes sociais.
Falar mal do ex-chefe, da empresa que trabalha, dos colegas ou compartilhar causas infundadas, preconceituosas ou irrelevantes pode tirar de você aquela vaga tão almejada. Então, antes de publicar qualquer coisa na internet, pense que isso ficará no ar por muito tempo e nunca se sabe quem olhará o seu perfil. Fique atento!

0 comentários: