Inovação: a nova palavra de ordem para crescer em uma organização

Apesar de toda evolução tecnológica e global, o meio empresarial ainda está extremamente carente de profissionais inovadores. Segundo o dicionário Michaellis, inovação significa o ato ou efeito de inovar, coisa introduzida de novo, renovação. Ou seja, para ser inovador é preciso empreender, enxergar o que os outros ainda não viram, de forma diferenciada e transformadora. Porém, essa ainda é uma característica falha entre os atuais profissionais.
Uma pesquisa realizada pela empresa norte-americana GE (General Electric Company) mostrou que os executivos brasileiros desejam profissionais com ideias que sejam inovadoras, 89% dos entrevistados disseram que existe um “apetite” social das organizações pela inovação, no entanto, ela ainda é muito escassa no mercado nacional. Por isso, ser um profissional diferenciado, que tem a criatividade como lema de trabalho, é o passo principal para crescer na carreira.
Não existe uma fórmula mágica para o profissional se tornar inovador, mas a dica é prestar atenção aos detalhes que muitas vezes são ignorados. Uma pessoa que tem a mente inovadora consegue olhar para um trabalho que é realizado há anos da mesma maneira e encontrar uma solução para que o processo seja diferente, rápido ou produtivo. Ela avança nas pequenas coisas para alcançar patamares maiores, sempre com foco no cliente e na empresa.
Ter curiosidade, possuir a mente aberta, gostar e aceitar correr riscos, ter capacidade de pensar em alternativas, ser flexível e persistente são as principais características dos profissionais que costumam ter boas ideias. Mas, se você é uma pessoa que não as possui, não se desespere, sempre é tempo de adquirir novas aptidões.
Além disso, compartilhar opiniões pode estimular novos pontos de vista e melhorar o resultado final do trabalho. Assim, sempre que puder, divida informações com outras pessoas, ouvir diferentes opiniões sempre abre caminho para novas ideias. Convide alguém que trabalha com você a pensar em ações criativas, mude a maneira de raciocinar e agir. Todo mundo pode ser inovador, não é um dom, por isso, abuse da criatividade e faça a diferença, pois para crescer no mercado é preciso inovação.

0 comentários: