Ano novo, chefe novo? Maus líderes são os principais causadores das demissões voluntárias

A empresa oferece boas oportunidades de crescimento, o relacionamento com a equipe flui muito bem, o salário atinge o esperado, mas o chefe... Esse atrapalha mais o trabalho do que auxilia. Quantos trabalhadores já não passaram ou estão vivendo situações como esta? Um chefe tóxico contamina todo o ambiente e é quem mais gera as demissões voluntárias.
Segundo uma pesquisa da rede social LinkedIn, a maioria dos empregados que pede demissão da empresa, não é em razão da busca de salários mais altos ou na troca por uma empresa melhor, mas por conta da dificuldade de relacionamento com o chefes. De acordo com os dados do levantamento, realizado com profissionais entre 22 e 35 anos, o grande problema do mercado de trabalho é que os líderes têm dificuldade de desenvolver sucessores e gerir pessoas.
Um chefe que não consegue lidar com seus colaboradores, não tem controle emocional e não sabe ao certo o caminho ideal a seguir, de forma a alcançar os objetivos desejados para a empresa e para os colaboradores, deixa a equipe desmotivada e improdutiva. O que gera uma grande insatisfação e alta rotatividade dos empregados, que buscam por um “líder” que seja melhor.
No entanto, essa constante mudança “voluntária” por parte dos funcionários insatisfeitos, é completamente prejudicial para empresa, que muitas vezes, perde excelentes colaboradores, pelo pouco tato que os gestores tiveram no momento de gerir pessoas. É preciso que os profissionais que têm a responsabilidade de administrar um grupo, compreendam a importância que o ato de eliminar os conflitos, atritos e tensões dentro do ambiente de trabalho, são cruciais para a conquista do respeito, da cooperação e do trabalho em equipe.
Para obter empregados que queiram se manter e crescer na empresa é necessário que o chefe seja um catalizador de problemas e transformador de atos e ações. Ele precisa motivar pessoas, para que elas se sintam bem em seus ambientes laborais e continuem a realizar suas tarefas da melhor forma. É imprescindível que os gestores compreendam a importância dos colaboradores no crescimento da empresa para, consequentemente, conseguir bons resultados da equipe. Um bom chefe cativa seus colaboradores.

0 comentários: