Qual é o verdadeiro papel de um líder?


Quando ouvimos a palavra líder uma série de subjetivas mensagens, que estão atreladas a ela, nos vem à mente, mas todas essas positivas. Isso porque, várias são as qualidades necessárias para que alguém se torne um líder, porém nota-se que todas são qualidades e não defeitos.
Essas aptidões e talentos de um líder são essencialmente necessários para que ele possa comandar de forma eficiente uma equipe ou um projeto. O líder precisa ser forte e, é claro, contar com recursos para comandar uma jornada vitoriosa. Ele necessita influenciar e inspirar os outros para se unirem a ele, pois de outra forma corre o risco de se tornar um viajante solitário sem rumo.
O real papel de um líder vai além de inspirar e desenvolver as pessoas em sua equipe, mas também em antever os acontecimentos. Gerir não é um papel para profissionais despreparados ou que não tenham as características determinantes para atuar como tal. Liderar é encaminhar um time a se empenhar de verdade pelo seu trabalho, é incentivá-lo a cada dia mais desenvolver seus talentos, mirando nos objetivos em prol do crescimento do profissional.
O comportamento de um líder envolve mais do que aptidão, mas também paixão. Verdadeiros líderes são apaixonados por aquilo que fazem e, desta forma, cumprem seu papel da melhor maneira possível. Ao estar do lado de um líder nato podemos perceber que ele enxerga a vida e o trabalho de maneira clara e sabe aonde quer chegar.

1 comentários:

Alberto Nelson Vargas Callejas disse...

Líder é exemplo, líder ensina e transmite conhecimento, valores, vontade, abre a trilha para que os outros passem e façam a sua.