Início de ano é sempre uma oportunidade para dar uma guinada na carreira


Para muitas pessoas a virada do ano pode ser bem mais do que a indicação de que doze novos meses estão por vir, mas a oportunidade de iniciar um novo projeto de vida ou carreira. E acredite, esse pode realmente ser um excelente período para colocar a área profissional em ordem e quem sabe dar aquela guinada necessária na carreira.  
A chegada de um ano novo propicia que os profissionais reflitam e revejam sua vida profissional, como estão, onde querem chegar e quais são os principais objetivos de agora em diante. O primeiro ponto é descobrir o que o ano anterior agregou de bom, onde errou, o que foi louvável ou improdutivo para, a partir daí, criar uma meta e um planejamento.
Aos que estão em busca de uma oportunidade de emprego, os três primeiros meses do ano são excelentes para a empreitada. Nada de achar que a vida começa depois do carnaval, a hora de começar a colocar o currículo nas empresas é agora. De acordo com a pesquisa da Curriculum.com.br, um dos motivos é que grande parte das organizações tem seu orçamento fechado em dezembro e em janeiro um novo se abre. Sendo assim, é no início do ano que as empresas realizam mais contratações.
Você se formou e há um tempo trabalha em uma mesma empresa. Mas, e agora? É hora da reciclagem! O aprendizado não termina no dia que recebemos o canudo, ele continua com a pós-graduação, mestrado, doutorado ou até com cursos rápidos. O importante é manter a mente sempre aprendendo. Absorver novas informações sempre fortalece o profissional e a visão que as empresas têm dele.
Não caia na rotina empresarial, seja um profissional pró-ativo. Sugira novas ideias, formas de fazer, adicione tarefas ao dia e esteja sempre a par das situações que envolvem a empresa. Estar antenado com o que acontece a sua volta, no seu ambiente de trabalho também proporciona excelentes oportunidades de crescimento profissional e alavancada na carreira.
Esteja sempre bem informado! A chegada de um novo ano traz com ele informações, tecnologias e novidades que não podem passar em branco para um profissional que deseja ascensão. Planeja seu ano com o princípio de participar de palestras, congressos, encontros com profissionais da área, workshops, conferências e tudo ligado ao mundo no qual você está inserido. Isso fará com que você seja mais respeitado e conhecido no meio empresarial.
Mas, acima de tudo nunca desista dos seus sonhos, por mais difícil que possa parecer, conquistar uma carreira desejada nunca foi uma tarefa fácil. É preciso vontade, dedicação, determinação, profissionalismo e foco. O início do ano é sempre uma nova oportunidade, mas lembre-se você ainda tem onze meses para conseguir alcançar o seu objetivo. E se por acaso 2015 não for muito produtivo, relaxe, daqui a pouco 2016 bate a porta.
 

0 comentários: