Você sabe o que é responsabilidade social?

A responsabilidade social, nos dias atuais, se tornou um fator de diferenciação entre as empresas, porém será que as mesmas sabem o que significa ser responsavelmente social? Essa expressão não se resume apenas a mais um nome bonito para a organização colocar entre seus valores, mas sim uma real necessidade da adoção de posturas, comportamentos e ações que promovam o bem-estar dos seus públicos interno e externo.
A teoria sobre responsabilidade social surgiu na década de 1950, sendo um de seus precursores Howard Bowen. O autor baseou-se na ideia de que os negócios são centros vitais de poder e decisão e que as ações das empresas atingem a vida dos cidadãos em muitos pontos, questionou quais as responsabilidades com a sociedade que se espera dos “homens de negócios” e defendeu a ideia de que as empresas devem compreender melhor seu impacto social.
Em 1970, a responsabilidade social das empresas passou a fazer parte do debate público dos problemas sociais como a pobreza, desemprego, diversidade, desenvolvimento, crescimento econômico, distribuição de renda, poluição, entre outros. Em decorrência disso, houve nova mudança no contrato social entre os negócios e a sociedade, o que gerou o envolvimento das organizações com os movimentos ambientais, preocupação com a segurança do trabalho e regulamentação governamental.
As organizações contemporâneas que levam a sério a responsabilidade social têm iniciativas variadas que visam melhorar a qualidade de vida da população e diminuir a desigualdade social. O importante é que as empresas, em geral, tenham atenção e consciência de que todos devem responder, em maior ou menor grau, pela melhora da sociedade. O conceito de responsabilidade social deve envolver o beneficio da coletividade, o que ilustra não apenas o compromisso de empresas com pessoas e valores humanos, mas também preocupações genuínas com o meio ambiente.

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