Para você o copo está meio cheio ou meio vazio? De que forma você encara os problemas?


Não tem como iniciar esse texto sem antes perguntar: o que você vê? Um copo meio cheio ou meio vazio? A pergunta parece boba ou até mesmo clichê, mas a resposta é o que vai dar a primeira indicação de qual a sua atual percepção e perspectiva diante da vida.  Isso porque, cada pessoa reage de uma forma diferente às adversidades e desafios que a vida e o trabalho apresentam, e essa visão é o que defini uma atitude positiva ou negativa.
Diagnósticos de diversos profissionais tanto na área da Psicologia, quanto em Recursos Humanos, afirmam que se um profissional enxerga o copo meio vazio é sinal de que a percepção deste é pessimista, ou seja, vê a vida de um ângulo mais negativo. Já aqueles que acham que o copo está meio cheio, enxergam a vida por um lado mais otimista e tendem a lidar mais facilmente com as problemáticas que vierem a ocorrer.
No entanto, cada ser humano é dotado de uma própria visão do mundo. Por exemplo, nem sempre as pessoas que leem os mesmos livros ou assistem aos mesmos filmes têm interpretações idênticas, seja por crenças, valores, gostos ou análises, não importa, cada ser enxerga ângulos diferentes em uma mesma situação. Ah! isso sem falar que nada impede também que uma pessoa não esteja em seu melhor dia, o que faz com que ela tome atitudes carrancudas diante de uma simples problemática. Mas, que mal há nisso?
A questão na verdade é saber como você reage a uma situação. Será que você sofre e se desespera ou pensa e analisa a situação? Isso é o que vale! É preciso primordialmente buscar encarar os desafios e dificuldades do dia-a-dia de uma forma mais light, serena, porém focado na sua resolução. Como diz um provérbio tibetano “Se seu problema tem solução, então não há com que se preocupar. Se seu problema não tem solução, toda preocupação será em vão”. Ou seja, preocupe-se em resolver as problemáticas solucionáveis e tente encarar a vida e, sobretudo, o trabalho como uma âncora de experiência e retorno.
Busque ser mais tolerante e menos exigente consigo mesmo e com as pessoas com quem convive, ninguém é perfeito, muito menos você e seus colegas de trabalho. Tente analisar as perspectivas sempre por dois ângulos diferentes e tenha paciência na hora de resolver um problema. Mapeie detalhadamente a sua situação e tenha em mente os resultados que podem ocorrer. Mas e se a situação já aconteceu da maneira mais drástica? Busque recursos para minimizar o impacto ou resolver a dificuldade.
Procure sempre montar uma estratégia mental antes de tomar qualquer decisão. Após traçar um plano, tome ações reais e vá em frente. Encare o problema de frente, mas sem achar que o mundo vai acabar, caso não dê certo. Lembre-se na vida e na profissão o importante é pensar diferente, ser resiliente e nunca desistir. Agora me responde novamente: o copo está meio vazio ou meio cheio?

0 comentários: