Motivação é importante, mas disciplina é fundamental


Sempre ouvimos falar que motivação é o que leva o profissional a patamares mais altos dentro da empresa que trabalha ou no cargo que ocupa, no entanto, esse estímulo é a energia empregada para a realização de uma meta, relacionada a necessidade de cada pessoa. Resumindo: a motivação é força que leva um trabalhador a ação. 
Porém, estar motivado está firmemente ligado ao estado particular mental ou emocional de uma pessoa, de modo que ela consiga realizar uma tarefa. Por isso, nem sempre a energia emitida é suficiente para dar encaminhamento a um trabalho. Uma pessoa que se diz desmotivada, não consegue finalizar um serviço com rapidez ou perfeição.  Por isso, para que as coisas fluam com profissionalismo e sem a interferência das emoções é preciso disciplina.
A palavra disciplina (regime de ordem imposta) vem do latim discipulus (aquele que aprende), que tem como função na prática realizar tudo aquilo que foi planejado, dia após dia. Digamos que seria uma espécie de canalização da energia da motivação. Ou seja, a disciplina é o que separa o funcionamento externo dos sentimentos e manter as emoções constantes, evitando assim, os maiores problemas organizacionais.
Buscar na motivação diária, a força necessária para que o trabalho saia da forma como desejado é o mesmo fantasiar que só deve-se fazer aquilo na qual se tem vontade, o que sabemos que não é real e quase impossível de acontecer. Por isso, ter disciplina no trabalho é fator fundamental para que o resultado seja positivo. 
Há quem acredite que ser disciplinado é uma coisa tediosa, porque a disciplina envolve fazer o que deve ser feito, independente de gostar ou não. Porém, no acirrado meio empresarial é necessário ter claro que existe uma diferença gigantesca entre fazer o que gosta e fazer o que é fácil. Se a sua opção é sempre a segunda, saiba que você está trilhando por um caminho de declínio até o insucesso. É primordial aprender a gostar do processo como um todo, seja ela bom ou ruim. Faz parte da vida profissional.
Como diz um ditado: “o quem vem fácil, vai fácil”, ou seja, o ser humano por criação é sedento por novos desafios, sendo assim, nem sempre aquilo que parece fácil pode ser instigante ou motivador por muito tempo. Por isso, manter o foco e a disciplina são ações cruciais para o desenvolvimento do trabalho e, consequentemente, da carreira. Comprometa-se com as metas, evite ser procrastinador, seja pontual e mantenha função regular. Agindo assim, você se automotiva e caminha em direção ao sucesso.

0 comentários: