Me formei, e agora? O que o mercado de trabalho deseja dos novos profissionais?

Não resta nenhuma dúvida sobre o quão um diploma do ensino superior é importante para crescimento da carreira e inserção no mercado de trabalho, certo? Mas, será que apenas garantir o famoso canudo de graduação garante um espaço nesse competitivo mundo dos negócios? O que os gestores esperam desse profissional que praticamente “saiu do forno”? Qual é o primeiro e importante próximo passo?
Foi se o tempo onde o diploma era garantia de sobrevivência e vaga no mercado de trabalho. Nos tempos atuais para abocanhar uma fatia desse competitivo espaço é necessário muito mais que apenas um documento que comprove formação, mas também um diferencial profissional e um perfil empreendedor. Como pessoas graduadas existem aos montes atualmente, o que as empresas desejam é algo a mais. Vamos por partes:
Acabou a faculdade? Que tal engatar uma pós-graduação, MBA ou até mesmo um mestrado para aumentar suas capacidades profissionais? Acredite, essa capacitação irá, com certeza, agregar mais valor ao seu currículo no momento da análise dos avaliadores, isso sem contar no aumento de reconhecimento e na valorização profissional. 
Ter mais de um idioma na bagagem pessoal também é fator positivo na hora da conquista de uma vaga. Se você tem o inglês como segunda língua, que tal buscar cursos de espanhol, francês, italiano, alemão ou qualquer outro para agregar ainda mais? Ou quem sabe até, realizar um intercâmbio que proporcionará além de um melhor domínio do idioma, conhecimento de novas realidades e culturas. Entenda, quanto maior é a bagagem profissional e cultural, melhor é a chance de garantir uma vaguinha no mercado.
Além disso, o que mais as empresas desejam dos seus funcionários? Um perfil profissional! Dentro das características que os gestores mais solicitam estão: agilidade, coletividade e capacidade de gerar valor agregado ao produto. Ou seja, é preciso que além de capacitação, o profissional tenha consigo requisitos pessoais como habilidade de trabalhar em equipe, valores éticos, visão estratégica, liderança, responsabilidade social e empreendedorismo. Qualidades que não se aprendem na faculdade, mas que se adquirem com maturidade e experiência.
Fica assim aqui então a dica aos novos candidatos a uma vaga de emprego: compreendam que o diploma é extremamente importante, mas somente ele não garante espaço no mercado. É preciso diferencial, e pra isso, se manter sempre atualizado é o requisito que fará toda a diferença no momento da seleção e na conquista da tão sonhada oportunidade profissional. 

0 comentários: