O lado bom e o ruim das novas tecnologias no mundo dos negócios

Não é nenhuma novidade que as novas tecnologias advindas do século XIX e que se aperfeiçoaram entre os séculos XX e XXI, têm tornado cada vez mais digital os meios sociais e empresariais atuais. As redes sociais e os modernos smartphones são exemplos clássicos de como o ser humano atualmente encara as relações individuais e profissionais, bem como nos mostra de que forma a tecnologia revolucionou o âmbito organizacional.
Na esfera empresarial, podemos dizer que quem está fora do mundo virtual, digam-se sites e redes sociais, está fora do mundo e tem até grandes chances de desaparecer do mercado em um curto espaço de tempo. Ou seja, estar na rede é o novo cartão de embarque das empresas para uma viagem direta e certeira até seus consumidores e parceiros.
A Internet, sobretudo, as redes sociais são atualmente espaços que se tornaram um lugar importante na vida das pessoas. De acordo com estatísticas, os sites como Facebook, Twitter e Instagram representam em média, 75% dos acessos diários dos internautas brasileiros que não abrem mão das facilidades de comunicação das redes. Sendo assim, não participar desse fenômeno é não abrir uma importante chance para crescimento e evolução da empresa ou da carreira, até porque, os perfis online são hoje os novos currículos dos brasileiros. No entanto, é aí que pode morar o perigo!
De acordo com um estudo realizado no mundo inteiro pela Eurocom Wordwide, uma a cada cinco organizações já rejeitou candidatos a vagas de empregos por causa de postagens publicadas na rede social do profissional.  Ou seja, além de diversão, a internet pode proporcionar aquela “queimação” na importante vaga pela qual a pessoa estava se dedicando.
Mas esse lado ruim da rede não atrapalha somente quem está a procura de uma oportunidade no mercado não, mas também aos profissionais que já ocupam cargos nas organizações. Uma pesquisa realizada pela empresa de recrutamento Robert Half, mostrou que 35,3% dos gestores já entraram nas redes sociais de seus funcionários e descobriram através delas alguma atitude imprópria do seu colaborador.
Sendo assim, fique atento! Não é que existe uma ditadura ou censura na comunicação, mas como tudo na vida, a tecnologia trouxe com ela coisas boas e ruins, por isso, é preciso adaptação. Não se exponha demais nas redes sociais, pois nada impede que seu chefe ou o recrutador tenha acesso a sua página. Se você mantiver uma postura correta e que não agride a ninguém, é possível ter boas relações nas redes sociais, sem que isso prejudique seu emprego ou sua carreira.

0 comentários: