Secretária posta foto no instagram e acaba demitida

Postagens nas redes sociais contribuem na contratação, mas também podem  ser determinantes para demissões sumárias

Vivemos em meio a uma era revolucionária em termos de tecnologia e informação. Nesse mundo moderno e cheio de novidades quem está fora das grandes redes sociais, não participa dessa nova conexão e mudança virtual direcionada à vida pessoal e profissional. Mas, até que ponto a internet e a tecnologia auxiliam na carreira? Qual é a linha que separa o virtual da realidade?
Diversas organizações compreendem que para um profissional ter uma boa visibilidade no mundo dos negócios é preciso que ele esteja presente no planeta virtual. Podemos até dizer que as redes sociais se tornam o novo currículo da atualidade, pois através da página dos candidatos, os recrutadores conseguem obter informações necessárias sobre o perfil de uma pessoa e determinar se ela é ideal para a vaga a qual está concorrendo. Algo que pode ser positivo.
Porém, se mal administrada, a página na rede pode passar de mocinha e ajudante para a grande vilã da carreira. Um exemplo clássico do resultado devastador de uma postagem inapropriada foi vivenciado pela Secretária extraordinária do governo do Amazonas, Michelle Garcia – fato noticiado pelo jornal Extra - que foi exonerada do cargo após publicar em seu perfil no Instagram (rede social de fotos) imagens suas em uma viagem a Jamaica.
O problema não foi a publicação da foto da viagem no horário de expediente do trabalho, mas a realização do passeio em um período onde Michelle não gozava de férias. O caso rendeu a secretária uma demissão por justa causa. Episódios como esse podem acontecer a qualquer profissional em diversas outras situações.
O uso das novas ferramentas tecnológicas atualmente são tão abrangentes que, se antes as empresas eram quem forneciam os equipamentos de comunicação, hoje, são os profissionais que portam seu próprios aparelhos, entre eles celulares, tablets, notebook, entre outros. Essa diversidade de opções e métodos de comunicação virtual acabou por fazer com que os trabalhadores revelassem mais sobre suas ações no dia a dia do que deveriam.
Por isso, para conquistar uma vaga de emprego ou se manter respeitosamente no cargo em que trabalha é recomendável que os profissionais tenham uma postura adequada no ambiente eletrônico e virtual. Em hipótese alguma, o trabalhador pode utilizar a internet para a realização de contatos íntimos, prática de ofensas a colegas e a empresa, atos ilícitos ou antiéticos.  Então, antes de publicar qualquer coisa na rede, pense que isso ficará visível por muito tempo e para muitas pessoas. Nunca se sabe quem vai olhar o seu perfil nos próximos minutos. Tenha atenção!

0 comentários: