Mais vale uma ação do que dois mil planejamentos voando

Sabemos da importância de um bom planejamento, principalmente no trabalho. Planejar, inclusive, é um dos verbos favoritos dos Administradores, sendo também um dos pilares da profissão. Porém, não adianta nada apenas colocar as metas e objetivos no papel e não executá-los, não é mesmo? Por isso, a proatividade e poder de decisão culminam num valioso resultado: a ação.
Do mesmo modo que só agir sem um plano pode ser perigoso, pois não se sabe para onde vai e isso faz com que o trabalhador fique perdido, permanecer inerte com um propósito na mão, mas não executá-lo, também não tira ninguém do lugar.
Planejar o futuro significa agir no presente a fim de criar condições propícias para que o planejamento siga seu rumo correto. Por isso é necessário vontade e, principalmente, atitude. O medo de errar, muitas vezes, paralisa as pessoas, mas tanto os acertos como os erros transformam o caminho e são parte inexorável da vida, tanto pessoal quanto profissional.
Vamos nos inspirar na frase do pensador e filósofo chinês Confúcio que diz: “O que ouço, esqueço. O que vejo, recordo. O que faço, aprendo.” Por isso é necessário partir para a ação e não deixar para depois. Planejar é importante, mas colocar o plano em prática é melhor ainda.

0 comentários: