O sonho da carreira pública! Como se preparar para essa incessante corrida por uma vaga?

Estabilidade profissional, financeira, ofertas de benefícios, boa remuneração e entre outros atrativos, tornaram o serviço público uma opção de muito interesse para grande maioria dos profissionais. Pesquisas divulgaram que, pelo menos, 11 milhões de pessoas desejam e pretendem ingressar em um cargo público. No entanto, vencer os obstáculos dessa jornada por uma vaga tem, a cada ano, se tornado mais difícil e de grande concorrência.
Para conquistar uma cadeira na carreira pública é preciso além de muito estudo, organização, foco, disciplina, treino, investimento e, muita dedicação. De acordo com o Procurador Federal e professor de curso preparatório, Irapuã Beltrão, em entrevista ao programa Administrando na Web, o primeiro passo para concorrer a uma vaga é escolher a área que deseja atuar, pois, segundo ele, o maior problema do concurseiro é fazer diversas provas em segmentos diferentes.
“A dica inicial para quem deseja a área pública é traçar uma linha de campo com concursos que tenham assuntos de estudo parecidos. Não adiantar atirar para tudo quanto é lado. É sumariamente importante focar e fincar nesse objetivo”, explica Irapuã. No caso dos Administradores, o Procurador Federal apresentou duas opções: “fazer um concurso na área de Administração, que tem um número grande de vagas ou tentar uma oportunidade que ofereça opções para profissionais de qualquer nível de ensino superior. Na segunda opção, a oferta é maior, mas o cargo é mais competitivo”, complementa.
Investir em um curso preparatório também é muito importante, pois desta forma, o concursando conseguirá estudar todo o conteúdo programático das provas com professores especializados. Mas, caso o profissional não tenha condições de investir nessas aulas, é necessário que ele compre todo material específico e mantenha a disciplina correta de estudo. Vale lembrar que muitas pessoas irão concorrer à mesma vaga, por isso, quanto antes iniciar a matéria, maior será a chance da aprovação. “Quem for tentar um concurso não pode esperar o edital sair, tem que começar a estudar muito antes”, comenta o professor.
Existe ainda a opção dos cursos virtuais, que não oferecem tanta informação quanto os presenciais, mas que podem ser a solução para quem deseja estudar para uma vaga na carreira pública. Contudo, não é preciso “se matar” de tanto estudar, pois tudo que é feito excessivamente pode causar “pane”. “É claro que a dedicação é primordial, mas o profissional pode respirar ares fora da sala de estudo. É necessário equilíbrio para que o cérebro tenha tempo para administrar todas as informações”, esclarece.
Para não perder os próximos concursos o Procurador Federal indica sites específicos de concurseiros, blogs e as redes sociais como fontes. E afirma que possível viver o sonho da carreira pública, basta ter foco e determinação. “É preciso que fique claro que a conquista da vaga pública acontece de acordo com os degraus que nós subimos. A cada nova prova realizada é um aprendizado para as próximas. Por isso, nada de desistir na primeira derrota. Tenha perseverança que você chegará ao degrau final”, finaliza o professor Irapuã.

1 comentários:

Anônimo disse...

Eu tinha o sonho de trabalhar como Administrador... Todos os concursos que referentes eu me inscrevia. Acabei passando para os Correios e, hoje, percebo o quanto é importante definir um objetivo mais específico. Eu percebo trabalhando aqui que não é uma percepção isolada, todos os Administradores com quem converso aqui dentro estão extremamente insatisfeitos. Converso também com outros profissionais, os quais relatam os mesmos sentimentos: insatisfação. O pessoal aqui estuda para sair. Percebo que alguns colegas começam a ficar com problemas psicológicos, por conta da péssima gestão. Aqui eu pude perceber na prática que a péssima gestão possui um efeito extremamente arrasador na vida das pessoas. No meu primeiro ano de trabalho eu já havia começado a me consultar com o psicologo, tentando suportar a pressão maliciosa. A empresa possui vários problemas, mas aqui, empregados de nível superior são desvalorizados propositalmente, pois quem é nível médio não aceita que pessoas façam o mesmo trabalho ganhando mais. Aliás, o salário daqui é um dos menores dentre as estatais. Sobre o trabalho, é de natureza muito simples... não há complexidades. A dificuldade é que tudo é uma bagunça. Aqui 95% das pessoas não possuem qualificação. Aqui o serviço é malfeito. O que é simples de se fazer, acaba se tornando um problema, pois lida-se com muita gente incompetente. Aqui quem faz coisa errada ganha certa proteção, pois as funções são políticas e ninguém gosta de se comprometer ou criar atritos entre os indicados políticos. Aqui um Administrador não pode ocupar algumas funções simples, porém, um empregado de nível médio pode ser Diretor. Aqui um Administrador que trabalha na área de gestão de pessoas não pode ocupar função na área operacional, porém, um empregado de nível médio que ocupa uma função de gerente na área de entregas de cartas, pode ser gerente na área comercial. Não há critério!!!! O critério é impedir a evolução de quem é nível superior!!!!!