Conhecimento através de audiovisual: filmes e documentários que todo Administrador deveria assistir



Ao longo dos anos, a tecnologia audiovisual tem transformando gradativamente as diferentes relações no mundo, sobretudo, no empresarial. Esse novo meio de comunicação, acabou se tornando uma ferramenta extremante importante para o crescimento industrial e econômico do país, além de fonte de entretenimento e distração para a população.

Com esse novo instrumento, as formas de aprender e disseminar conhecimento também foram ampliadas, sendo o cinema, um dos maiores precursores e inspiradores para grande parte das pessoas. Até hoje podemos ver a influência que um filme, documentário, série ou novela tem na vida de grande parte da população. Sendo assim, porque não usar isso a favor da profissão?

Graças a gama de películas que foram produzidas ano após ano, os Administradores, hoje, têm um catálogo de filmes e documentários que podem servir de fontes de inspiração para a vida profissional. Há várias produções sobre empreendedores, empresas, casos, entre outras coisas, que podem além de motivar, ajudar nas tomadas de decisões que podem vir a acontecer.

Selecionamos alguns dos títulos interessantes para que você tenha na sua lista. Confira:

Invictus - Diretor: Clint Eastwood - 2009 – A história passada na África do Sul após resquícios do apartheid (regime de segregação racial adotado de 1948 a 1994), quando Nelson Mandela (Morgan Freeman) é eleito para presidir o país. Como forma de contornar a situação social e econômica local, Mandela fortalece o time de rúgbi, tornando-se o coach do capitão do time. Sua missão é fazer com que o atleta reflita sobre a situação e mude seu comportamento pelo bem da população da África.


O homem que mudou o jogo - Diretor: Bennett Miller – 2011 – Nesse filme o personagem principal é o gerente de um time de basebol, Billy Beane (Brad Pit), que com orçamento modesto e perda constante de atletas, tenta conter os problemas sem obter nenhum sucesso. A virada acontece quando Beane conhece Peter Brand (Jonha Hll), decidindo abrir mão de velhos conceitos de administração e passa a contratando jogadores pelo método defendido de Brand. O filme apresenta a importância da mudança e perseverança na busca pelos objetivos.

Wall Street – O dinheiro nunca dorme - Diretor: Oliver Stone – 2010 – Até onde é possível ir para garantir fama e sucesso no mundo empresarial? São esses questionamentos traçados nessa obra. Após sair da prisão onde cumpria pena por fraude financeira, Gordon Gekko (Michael Douglas), impossibilitado de operar no mercado financeiro, volta a ativa palestrando e escrevendo livros. Tudo muda quando ele conhece Jacob Moore (Shia LaBeouf), um operador idealista do mercado de Wall Street.

Mark Zuckerberg: a verdadeira face do Facebook - 2012 – Lembra-se do grande sucesso de “A Rede Social”? Que tal assistir a história contada com personagens reais e indo mais a fundo na trajetória de criação da rede mais conhecida do mundo?  Nesse documentário, com participação de Mark Zuckerberg e muitos depoimentos, é possível entender detalhes da criação, planejamento e desenvolvimento de uma das maiores redes virtuais.

Enron: os garotos mais inteligentes da sala - Diretor: Alex Gibney - 2006 – O filme conta em detalhes a queda de uma dos maiores impérios do mundo dos negócios nos Estados Unidos, onde a gigante empresa Enron, 7ª maior companhia do país, que chegou a valer US$ 70 bilhões, fali em 2001, depois de ser tomada por um esquema sistemático de corrupção. Os depoimentos e gravações mostram como funcionava a hierarquia interna da organização.

0 comentários: