O que causa a sonolência pós-almoço e como se livrar dela

Após almoçar uma deliciosa refeição e ter que voltar para o escritório, costuma bater um cansaço. É por isso que nos países hispânicos é muito comum o hábito da siesta, ou seja, de cochilar à tarde depois de comer. São vários fatores que podem te fazer sentir "lombeira" nessa hora do dia, e, portanto, há uma série de atitudes para serem tomadas a fim de evitá-la. Se você precisa trabalhar ou estudar e não pode se dar ao luxo de fazer a siesta, anote essas dicas que poderão ajudar.

Normalmente, é a digestão que te faz sentir essa moleza depois do almoço. Mas, às vezes, pode ser que as causas sejam outras. Você está dormindo a quantidade de horas o suficiente durante a noite? Você toma café da manhã todos os dias? A refeição que você está tendo te provê a energia necessária para realizar suas tarefas diárias? Esses fatores também estão relacionados com a sua disposição para encarar o dia e é preciso praticar esses hábitos se quiser ficar acordado.

Pare de comer refeições pesadas como frituras e carnes vermelhas. Como nosso organismo digere esses alimentos rapidamente, você gasta mais energia e fica cansado. Troque para alimentos leves e ricos em fibras. A digestão deles é mais devagar, então você não sentirá tanto seu efeito e ficará mais disposto e animado no restante do expediente. Mesmo se tiver apenas 10 minutos para almoçar, garanta que o que for comer será saudável.

Muitos já devem ter reparado que, depois de um tempo, o café para de fazer efeito e é necessário tomá-lo em quantidades cada vez maiores. Acontece que ingerir muita cafeína faz mal a saúde, podendo causar gastrite, além de alimentar um vício. Existem vários outros substitutos para o café que te ajudarão tanto quanto o próprio. Um deles, por incrível que pareça, é a água. Mas você também pode tentar chás ou mate. No entanto, não beba energéticos. São cheios de açúcar e seu efeito passa logo.

Realizar alguns exercícios e alongamentos também contribui em dar aquela despertada para voltar às atribulações do trabalho. Não precisa ser nada complicado, só andar por alguns minutinhos no escritório já ajuda. Ou então experimente subir as escadas em vez de pegar o elevador. Ficar sentado o dia inteiro te deixa desanimado e esparso, além de trazer problemas de saúde no futuro.

Se nenhuma dessas dicas funcionarem, considere visitar um médico. Cultivar hábitos saudáveis é essencial para fazer a sua energia durar o dia todo. Mas se o cansaço persistir, pode ser que haja algo de errado. Às vezes algum medicamento deve ser tomado para auxiliar a manter a disposição e concentração. Só não pode se automedicar. A sua saúde é muito importante.

0 comentários: